O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018

O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018

Gildenir Carolino Santos

Isabela Doraci C. M. Xavier

 

 

O Open Journal System (OJS) é um software gratuito de gerenciamento de publicações de revistas eletrônicas de acesso aberto, desde o processo de submissão e avaliação on-line, até a publicação de Portal (ou Periódico único), desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP). Foi traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e adotou o nome de SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) em todo Brasil até a versão 2.x, porém como explica Curado et al (2017)

A partir da versão 3, convenciona-se que, no Brasil, se utilizará o nome original do sistema, Open Journal Systems (OJS), já que é internacionalmente conhecido desta forma, o que facilita a busca por documentação e o compartilhamento de conhecimento sobre situações comuns, problemas e soluções.

Recentemente o software do Open Journal Systems foi atualizado numa versão 3.0 onde chegaram diversas inovações inclusive várias mudanças no design e nas configurações. Frente a essas melhorias, o Portal de Periódicos Eletrônico Científicos da UNICAMP (PPEC) obtém essa nova atualização, visando o aperfeiçoamento da publicação periódica de todas as revista contidas no Portal.

Dentre as atualizações mais impactantes dessa nova versão, temos como destaque a integração obrigatória do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) que funciona como identificador único persistente para cada autor, facilitando a sua identificação e recuperação. Além disso, possui um design totalmente diferente do conhecido até a versão 2.x, como mostra na figura 1. As funcionalidades para editores e usuários do Portal também abrem um leque maior na designação de permissões entre os papéis cadastrados, podendo um editor adquirir acessos que antes eram exclusivos de outros usuários, sem a necessidade da criação de vários cadastros. Mesmo com tantas mudanças e melhorias, o processo editorial continua o mesmo, desde a submissão até a atribuição de pares e a publicação.

Figura 1: Configuração do Open Journal Systems, 2018.

Com isso, a partir do início de março deste ano, o PPEC oferecerá treinamentos básicos aos editores, e  passará a adotar essa nova versão na segunda quinzena de março, proporcionando uma nova cara para o Portal visando a melhor experiência de usuário, tanto para os leitores e autores, quanto para os editores.

Referências

CURADO, A. M. de C. S. F. et al. Guia do usuário do OJS 3: versão preprint. Brasília: Public Knowledge Project, 2017. 129 p.

Como citar esse post: 

SANTOS, Gildenir Carolino; XAVIER, Isabela Doraci C. M. O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018. Blog PPEC, Campinas, v.1, n.1, jan. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/01/15/ojs/>.  Acesso em: dia mês abreviado ano.

5 thoughts on “O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018

    1. Douglas, a empresa Content Mind deu o 1º treinamento. Depois realizamos outros treinamentos aqui na UNICAMP. A migração foi feita por nossa Diretoria de Tecnologia da Informação para a versão 3 do OJS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.