Rede Cariniana comemora hoje 29 de novembro o dia Mundial da Preservação Digital

Rede Cariniana comemora hoje 29 de novembro o dia Mundial da Preservação Digital

Miguel Angel Mardero Arellano

O dia 29 de novembro foi criado pela Digital Preservation Coalition (DPC) para celebrar-se o Dia Mundial da Preservação Digital.

A Rede Cariniana celebra neste dia 29 de novembro de 2018 junto a outras iniciativas internacionais mais um Dia Mundial da Preservação Digital. Um momento que propicia a reflexão sobre as mudanças tecnológicas e a necessidade de atualização e adaptação dos profissionais da informação nesse contexto. Os temas relacionados com as políticas institucionais de informação, o financiamento, os recursos humanos e o planejamento das ações de preservação a longo prazo continuam apontando para a urgente necessidade de políticas de gestão da informação que garantam a permanência e acesso aos acervos digitais, junto de ações a curto prazo que antecipam, preveem, retardam ou detém o deterioro dos documentos digitais.

O que está sendo pontuado é a existência de uma consciência e interesse por parte dos responsáveis pelos acervos em desenvolver recursos que sejam permanentemente acessados. Que no Brasil exista a definição das políticas, obrigações e metodologias mais apropriadas para a preservação dos documentos eletrônicos, levando em consideração a implementação de pacotes de software livres a fim de verificar se atendem às necessidades das instituições de ensino e pesquisa e se estão em concordância com os padrões internacionais já testados, que promovem o arquivamento digital da produção científica de longo prazo.

Nos últimos anos, temos visto um número considerável de progressos na área da preservação digital, vários estudos investigaram as tendências e necessidades desse tipo de ações envolvendo a manutenção de objetos digitais, a garantia da sua autenticidade e funcionalidade de conteúdo ao longo do tempo. Continua sendo confirmada a importância histórica dos arquivos, bibliotecas e museus que assumiram o papel de liderança na administração de recursos primários e materiais do patrimônio cultural, adotando sistemas de preservação que alcançam hoje o status de repositórios digitais confiáveis, seguindo padrões internacionais.

O objetivo principal da preservação digital continua sendo de sustentar o acesso e usos futuros da informação, considerando sempre os princípios básicos do arquivamento, a implementação de planos e políticas e a experiência significativa de redes de preservação digital distribuída.

Como um mercado ativo, existem hoje vários sistemas e ferramenta de preservação digital de acesso aberto e comerciais. Alguns exemplos incluem, Archivematica, ArcheIt, Portico, Preservica, HATHItRUST, LOCKSS, BitCurator entre mais de uma centena. Para sua adoção, essas soluções precisam de investimentos de tempo e recursos qualificados. Na Rede Cariniana do Ibict, o foco continua sendo as atividades de planejamento, treinamentos e acompanhamento de adoção de tecnologias e de políticas de preservação digital nas instituições parceiras.

Nossos votos este dia são para que todos os parceiros da Cariniana estejam engajados nessas atividades, que os aspectos organizacionais, mesmo desafiadores tanto quanto os assuntos tecnológicos sejam o foco das atividades de planejamento da preservação digital nas instituições, guiadas por políticas que representem a expertise mais profunda em torno a todos os tipos de conteúdo digital.

Por meio de iniciativas como a do Dia Mundial, há uma troca robusta de melhores práticas, padrões e técnicas de preservação digital. Assistimos agora ao surgimentos de conferências e eventos que são dedicados inteiramente a aspectos técnicos, organizacionais e de políticas institucionais com um escopo internacional. Em maio de 2019, a Cariniana celebrará o IV Seminário Internacional de Preservação Digital na cidade de Goiânia, nas instalações da Universidade Federal de Goiás, uma oportunidade imperdível para aprender e compartilhar novas experiências. Feliz Dia Mundial da Preservação Digital!!!

REFERÊNCIA

MARDERO ARELLANO, Miguel Angel. Dia 29 de novembro celebra-se o dia mundial da preservação digital, criado pela Digital Preservation Coalition DPC. Disponível em: http://cariniana.ibict.br/index.php/component/content/article?id=381. Acesso em: 29 nov. 2018.

COMO CITAR ESTE POST

MARDERO ARELLANO, Miguel Angel. Rede Cariniana comemora hoje o Dia Mundial da Preservação Digital (2018). Blog PPEC, Campinas, S, v.11, n.2, nov. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/11/29/redecariniana. Acesso em: dia mês abreviado ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.