Banner Portal
As contribuições das pesquisas em história oral para o desenvolvimento da ginástica
PDF

Palavras-chave

História da ginástica. História oral. Ginástica.

Como Citar

TOLEDO, Eliana de; SCHIAVON, Laurita Marconi; SARÔA, Giovanna; FIORIN-FUGLSANG, Cristiane Montozo. As contribuições das pesquisas em história oral para o desenvolvimento da ginástica. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 115–131, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i0.8637665. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637665. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

As contribuições das pesquisas históricas para o desenvolvimento da Educação Física nas últimas décadas são crescentes e cada vez mais impactam nas publicações da área, e nas linhas e projetos de pesquisa. Neste contexto, temos as pesquisas relacionadas à área da Ginástica que colaboram sobremaneira para novas reflexões e perspectivas de seu estudo e aplicação, e dentre estas pesquisas vêm se destacando aquelas que se utilizam do método da história oral. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as publicações que relacionam este método e a Ginástica, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica, com consulta a bases de dados nacionais. Após este levantamento, serão analisados alguns aspectos destas publicações (tema, período do estudo e publicação, lócus da pesquisa, perfil dos depoentes etc), assim como serão abordadas com maior particularidade as pesquisas que foram desenvolvidas pelas autoras deste artigo. Este estudo justifica-se por trazer de forma inédita um levantamento sobre pesquisas na área da ginástica com história oral, assim como alguns trabalhos com maior detalhamento, propiciando maior entendimento, visibilidade e uso dos mesmos, por professores, pesquisadores e interessados na área da Ginástica, da Educação Física de maneira mais ampla, assim como da História.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637665
PDF

Referências

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

GOELLNER, S. V. Locais da memória: histórias do esporte moderno. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p.79-86, jul./dez. 2005.

MARINHO, I. P. História da Educação Física no Brasil. São Paulo: Brasil Editora, s.d.

GODOY, L. Os jogos olímpicos na Grécia antiga. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

TOLEDO, E. Proposta de conteúdos para a ginástica escolar: um paralelo com a teoria de Coll. 1999. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Motora)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

CARDOSO, C.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história: ensaios da teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FERREIRA, M. M. História Oral: um inventário das diferenças. In: FERREIRA, M. M. (Coord.). Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1994.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação

Getúlio Vargas, 1990.

SIMSON, O. R. M. V. Folguedo carnavalesco, memória e identidade sócio-cultural. Resgate, Campinas, n. 3, 1999.

QUEIROZ, M .I. P. de. Relatos orais: do indivisível ao divisível. In : VON SIMSON, O. M. Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil): enciclopédia aberta de ciências sociais. São Paulo: Vértice, 1998.

TOLEDO, E. A legitimação da ginástica de academia na modernidade: um estudo da década de 1980. 2010. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SCHIAVON, L. M. Ginástica artística feminina e história oral: a formação desportiva de ginastas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004). 2009. 327 f. Doutorado (Tese de Doutorado)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SARÔA, G. R. A história da ginástica rítmica em Campinas. 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

FIORIN-FUGLSANG, C. M. A ginástica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.