Banner Portal
Análise comparativa da massa e força musculare do equilíbrio entre indivíduos idosos praticantes e não praticantes de musculação
PDF

Palavras-chave

Idosos. Massa muscular. Treinamento de forca. Forca muscular. Equilíbrio

Como Citar

PEDRO, Edmila Marques; AMORIM, Danielle Bernardes. Análise comparativa da massa e força musculare do equilíbrio entre indivíduos idosos praticantes e não praticantes de musculação. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 174–183, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637823. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo foi comparar massa e forca muscular e equilíbrio entre idosos praticantes e não praticantes de musculação. Para tanto, foram realizados testes de forca através de repetições máximas e testes de equilíbrio a fim de analisar o equilíbrio estático e dinâmico, através das escalas de Tinetti e Berg em 16 indivíduos idosos, sendo oito praticantes de musculação (idade 65 ±6,19 anos) e oito não praticantes (idade 68 ± 4,98 anos). Verificou-se que os idosos treinados em musculação apresentaram maiores valores de circunferências de Braço e de Coxa, das Escalas de Berg de Tinetti (Equilibrio) e dos testes de repetição submáxima no Supino e no Leg Press em relação aos sedentários. Concluiu-se que o treinamento de forca pode ser efetivo no equilíbrio de indivíduos idosos, podendo auxilia-los na realização de atividades da vida diária.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637823
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.