Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação científica eletrônica da Faculdade de Educação da UNICAMP, criada em 1999, editada com periodicidade trimestral, atendendo a uma política editorial definida.

Missão:
A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação eletrônica multidisciplinar, que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador da área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e estrangeiras. Apesar de a revista possuir em seu título a palavra DIGITAL, isso não quer dizer que ela só publica em suas seções trabalhos vinculados a área da TECNOLOGIA EDUCACIONAL. O propósito da revista é possuir um escopo MULTIDISCIPLINAR atendendo todas as áreas que permeiam a EDUCAÇÃO. Por essa, razão ela é TEMÁTICA e funciona somente no ambiente DIGITAL (tipo de suporte), que pode ser traduzido para ELETRÔNICO ou ON-LINE, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto.

A ETD – Educação Temática Digital é integrante do OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2004, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sendo a segunda revista brasileira a utilizar o software.

São publicados artigos de autores selecionados, avaliados por pares. Podem ser publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios e ensaios de autores especialmente convidados pelo Conselho Editorial.


Público-alvo:
Este periódico é dirigido a pesquisadores, professores, bibliotecários, profissionais e estudantes com interesse no campo da educação e áreas afins.


Objetivo:
A ETD – Educação Temática Digital tem como objetivo difundir conhecimento e pesquisas inovadoras para o saber educacional, tornando-se um espaço de incentivo à pesquisa e à produção em diferentes campos do conhecimento.

Idiomas da Publicação:
Podem ser publicados artigos em português, espanhol, inglês ou francês.

Considerações Éticas:
A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es), assim como a revisão ortográfica; Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial, consultores ad hoc ou referees. Os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (declaração de exclusividade) para publicação dos artigos aprovados.

Consultem: 

Código de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - http://www.fapesp.br/boaspraticas/

E o documento Ética e integridade na prática científica - CNPq

Os autores devem também visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

  

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação

  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de livros

  • Resenhas: Compreende análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de Literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

  • Dossiês

    Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.

    Devem ser compostos de uma apresentação e de, no mínimo,  cinco e, no máximo,  dez artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, cinco instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, dois autores ou coautores filiados a instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, esses poderão ser publicados isoladamente.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa

  • Pesquisas: Aborda trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dissertações e Teses em Resumos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Debate

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Depoimento

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas

Ao finalizar as três edições do ano (quadrimestral), deixamos disponível no sumário a lista com os nomes dos pareceristas que colaboraram conosco nas avaliações dos trabalhos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes passos:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

Após a avaliação quanto à forma dos manuscritos, será avaliado o conteúdo textual dos artigos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa. Com os resultados, caberá ao editor decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares.

A editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

 

Periodicidade

PERIODICIDADE: A partir de 2016, a periodicidade foi alterada para trimestral, publicando-se em jan./março; abril/jun; julho/set.; out/dez.

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS LEITORES


Devido a problema de cronologia numérica da revista, a edição do volume 13 está sendo lançada apenas como v.13, n.1, 2011, contemplando  também a edição especial do mesmo ano. (duas edições por ano).

Em 2012, a edição foi corrigida para v.14, n.1 (jan./jun.) e v.14, n.2 (jul./dez.).

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Apesar da revista possuir em seu título a palavra DIGITAL, isso não quer dizer que ela só publica em suas seções trabalhos vinculados a área da TECNOLOGIA EDUCACIONAL. O propósito da revista é ser MULTIDISCIPLIANAR atendendo todas as área que permeiam a EDUCAÇÃO, por essa razão é TEMÁTICA e funciona somente no ambiente DIGITAL (tipo de suporte), que pode ser traduzido para ELETRÔNICO ou ON-LINE.

Att.

Os Editores

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Expediente/Staff

Reitor
José Tadeu Jorge

Faculdade de Educação
Diretora

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Diretora-Associada
Débora Mazza

Editores Científicos
Wencesláo Machado de Oliveira Junior
Alexandrina Monteiro

Editora Executiva Técnica
Rosemary Passos

Revisão textual
Margarida Gouvea

Criação Logotipo
Fernando Gracioli

 

Critérios para Organização de Dossiê/Dossier criteria for organization

Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas, ambas realizadas via sistema online da revista ETD.

Primeiramente, deve ser inserida na plataforma uma ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e dois deles com título de doutorado), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional. 

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

1. Breve ementa do Dossiê.

2. Relevância da temática proposta para o campo da área educacional.

3. Eixo temátido do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo nucleador um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 5 (mínimo) e 10 (máximo) artigos. 

5. Responsável (is) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, duas deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail: etd@unicamp.br. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em:"Submissão Online". Não aceitaremos submissão via e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link:"Declaração de Originalidade "


A referida declaração deve ser enviada por correio convencional para o endereço que dela consta, ou enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, para o e-mail: etd@unicamp.br

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Exemplo:

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

 

Vocabulários Controlados / Controlled Vocabularies

A ETD - Educação Temática Digital adota como padrão para as palavras-chave o Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e keywords o Thesaurus da UNESCO. OBRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações”. (CIBEC, 2011). O acesso poderá ser feito em: "BRASED"

Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente e selecionada  de termos da área de educação e organizado por assuntos nas línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; russa. O acesso poderá ser feito em:"Thesaurus da UNESCO"

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation - 2013

Estrato    Área de Avaliação

  • A1 EDUCAÇÃO
  • A2 INTERDISCIPLINAR
  • A2 ARTES / MÚSICA
  • A2 HISTÓRIA
  • B1 ENSINO
  • B1 GEOGRAFIA
  • B3 ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA
  • B3 SERVIÇO SOCIAL
  • B3CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • B4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I
  • B4 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
  • B4 PSICOLOGIA
  • B4 ENFERMAGEM
  • B4 SAÚDE COLETIVA
  • B5 FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA
  • B5 SOCIOLOGIA
  • B5 LETRAS / LINGUÍSTICA
  • B5 BIODIVERSIDADE
  • B5 EDUCAÇÃO FÍSICA
  • B5 MEDICINA I
  • C CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

 

Catalogação na Fonte/Cataloging

Ficha elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447

 

 

Indexadores/Indexing

Bases (BD) e Diretórios (DR) Nacionais

Bases (BD) e Diretórios (DR) Estrangeiros

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Licenciamento de Conteúdo/Content License

A revista ETD - Educação Temática Digital, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A ETD - Educação Temática Digital não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.