Banner Portal
A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde
PDF

Palavras-chave

Pesquisa. Formação. Profissional de saúde.

Como Citar

CARDOSO, Sônia Maria Vicente; PINELLI, Ayres José Gonçalves; GALVÃO, Silvana Arruda Martins. A importância da pesquisa na formação do profissional da saúde. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 168–175, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1022. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O processo educativo vivenciado em nossas universidades muitas vezes tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Esta prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução, fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando assim o profissional reflexivo. O estudante do curso de Medicina deve sentir-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento. A pesquisa como princípio pedagógico é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação do profissional de saúde deste século,identificar exigências que se colocam para um profissional da área de saúde e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação e construção do conhecimento destes mesmos profissionais, Os teóricos escolhidos para fundamentar esta pesquisa são: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1022
PDF

Referências

BUARQUE, C. A universidade numa encruzilhada. Brasília: UNESCO, 2003.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

DEMO, P. Pesquisa: princípio educativo, 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.

DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra.1996.

GARAVATTI, F. O professor de odontologia: histórias de vida. São Paulo: UNESP, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

MORIN, E. Ciência com consciência. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez., 2000.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, E. Complexidade e transdisciplinariedade-a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDFRN, 2000c.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.