Resumo
O principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epistemologia da Educação. Já nas Dissertações que têm como problemática de pesquisa o Ensino de Ciências, a maior fundamentação está em Ubiratan D´Ambrósio e Fritjof Capra. Em ambos o caso, prevalece a pesquisa qualitativa. A metodologia de pesquisa utilizada aparece no capítulo introdutório. Observa-se que as Dissertações sobre o Ensino de Ciências colocam de forma mais explícita os autores utilizados na definição da Metodologia da Pesquisa. As tendências teórico-metodológicas da produção de Dissertações do Mestrado em Educação da FURB manifestam a crescente preocupação em refletir sobre os fundamentos da Pesquisa em Educação e sua cientificidade.
Referências
CARVALHO, A. D. de. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Edições Afrontamento, 1996.
COSTA, M. C. V. A Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 90, 15-20, agosto, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998.
GATTI, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.113, jul. 2001.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
KEINER, E.; SCHRIEWER, J. Pautas de comunicación y tradiciones intelectuales en las ciencias de la educación: Francia y Alemania. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v.2, n.3 , ene.- jun. 1997. Disponível em: http://www.comie.org.mx/v1/revista/ Acesso em: 4 mai. 2006.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectivas S. A ., 1995.
MORIN, E. Ciência com consciência. Europa – América: Publication Mem Martins, 1994.
PARAÍSO, M. A. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Revista Cadernos de Pesquisa, v.34, n.122, São Paulo, 283-303, maio/ago. 2004.
POPKEWITZ, T. S. Lutando em defesa da alma do professor: a política de ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. 229 fl. 1987. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.