Banner Portal
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
PDF

Palavras-chave

Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.

Como Citar

MODONEZI, Eneida Baccaro. O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 259–259, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.

PDF

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.