Banner Portal
O Mercosul e a Universidade: referenciais para a pesquisa
PDF

Palavras-chave

Mercosul. UNESCO. BIRD. Pesquisa universitária. Política educacional.

Como Citar

DEMANGE, Nilson Joseph. O Mercosul e a Universidade: referenciais para a pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 24–31, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1069. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1069. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os acordos diplomáticos e negociações dos governos latino-americanos com instituições e corporações internacionais (UNESCO, BIRD) têm apresentado algumas tendências importantes em relação à educação e pesquisa universitária. Este artigo examina três tendências características dessas relações com alguns dos principais paradigmas do conhecimento e ação universitária no contexto histórico latino-americano e do Mercosul. Focaliza principalmente os problemas decorrentes da inserção histórico-cultural da Universidade no sistema de mercado e nas políticas educacionais, nacionais e internacionais que a envolvem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1069
PDF

Referências

AGUIAR, M. Sistemas Universitários na América Latina e as Orientações Políticas de Agências Internacionais. In: CATANI, A. Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 1998.

BOMENY, H. M. B. Ensino básico na América Latina: experiências, reformas, caminhos. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998.

BRUNNER, J. El contexto actual de la educación superior en América Latina. São Paulo: FLACSO/NUPES–USP, 1991.

CARDOSO, M. L. Avaliação da universidade: concepções e perspectivas. Universidade e Sociedade, Brasília, DF, v.1, n.1, p.14-24, 1991.

CATANI, A. M. (Org.) Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 1998.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCACIÓN PARA TODOS, 1990, Santiago de Chile. Satisfaccion de las necesidades basicas de aprendizaje: una vision para el decenio de 1990. Declaracion mundial sobre educacion para todos. Santiago de Chile: Ed UNESCO/OREALC, 1990.

DEMANGE, N. J. Modernidade e educação na América Latina. Pró-Posições, Campinas, n.6, p.21-30, dez.1991.

HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1997.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

LANDER, E. Modernidad & universalismo. Caracas: Nueva Sociedad/UNESCO, 1991.

MOROSINI, M. C.(Org.) MERCOSUL-MERCOSUR : políticas e ações universitárias. Campinas: Autores Associados, 1998.

MATUS, C. Política planejamento e Governo. Brasília : IPEA, 1993.

MIRANDA, M. Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 100, p. 37-48, mar. 1997.

OREALC / UNESCO La Investigacion en educacion en América Latina y el Caribe en relacion com los objetivos y prioridades del proyecto principal de educacion. Santiago de Chile:

UNESCO/OREALC, 1986. PEDRO, F. ; J. ROLO. Los sistemas educativos Ibero-americanos en el contexto de la globalización: interrogantes y oportunidades. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN – OEI, 8. 1997, Portugal. Anais... Portugal : OEI, 1997.

QUIJANO, A. Modernidad, Identidad y Utopia en América Latina. In: LANDER, E. (Org.). Modernidad & sociedad, Caracas : Nueva Sociedad, 1991.

SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Avaliação universitária em questão. Campinas : Autores Associados, 1997.

TRINDADE, H. A Conferência Mundial da UNESCO e os cenários da educação superior na América Latina. Avaliação, Campinas, n. 3, dez. 1998. (CIPEDES).

UNESCO (Org.). Declaración mundial sobre la educación en el siglo XXI: visión y acción; y proyecto marco de acción prioritária para el cambio y el desarrollo de la educación superior. Avaliação, Campinas, n.1, dez. 1998. (CIPEDES).

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.