Banner Portal
Do homo sapiens ao homo cibernéticus: uma reflexão sobre a relação homem-tecnologia
PDF

Palavras-chave

Tecnologia. Sociedade. Educação.

Como Citar

PONTES, Aldo. Do homo sapiens ao homo cibernéticus: uma reflexão sobre a relação homem-tecnologia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 80–82, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1073. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1073. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama da relação homem-tecnologia através do tempo e que, em uma perspectiva semiótica, pode ser dividida em três momentos. Começando na fase "Muscular Motor", quando a máquina substitui a força muscular, passa pela "Sensório Motor", onde as máquinas ampliam os sentidos humanos e chega a terceira fase, chamada de "Cerebral", na qual vê-se a revolução tecnológica marcando profundamente o desenvolvimento sócio-político-econômico-cultural do homem, o que coloca a educação como peça fundamental para estabelecer efetivamente essa relação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1073
PDF

Referências

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SANTAELA, L. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI : humanização das tecnologias. São Paulo: FAPESP, 1997.

SCHAFF, A. A sociedade informática. São Paulo : UNESP ; Brasiliense, 1991.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro : Quartet, 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.