Banner Portal
As implicações da educação física no âmbito escolar
PDF

Palavras-chave

Educação. Educação física. Formação de professores/as.

Como Citar

PERES, Giani. As implicações da educação física no âmbito escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 231–243, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1082. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1082. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1082
PDF

Referências

BRACHT, Valter. Educação Física e Aprendizagem Social. Editora Magister, 1992.

CADERNOS CEDES, Corpo e Educação. Número 48.1a edição. Campinas, agosto/99.

CAPARROZ, Francisco E. . Entre a educação física na escola e a educação física da escola – A educação física como componente curricular.

CEFD/UFES. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 1997.

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CBCE). Educação Física Escolar Frente à LDB e aos PCNs: Profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí: Sedigraf, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2o grau. Série formação do professor)

GOODSON, Ivor. Etmologias, epistemologias e o emergir do currículo. In: Currículo: Teoria e história. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO. Visão didática da educação física: Análises críticas e exemplos práticos de aulas. UFPe-UFSM. Rio de Janeiro: Ao Livro Teórico, 1991.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 96p.

PICCOLO, Vilma L. Nista. (org.) Educação Física Escolar: Ser ou não ter? 3a ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

SACRISTÀN, J. Gimeno. Escolarização e Cultura: A dupla determinação. In: Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1997, p. 34-57.

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação – Trajetória, Limites e Perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. Tradução: Bertha Halpern Guzovitz, Maria Cristina Caponero: São Paulo, Manole, 1988.

SNYDERS, Georges. Alunos Felizes – Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Tradução Cátia Ainda Pereira da Silva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física – Raízes Européias e Brasil. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 1994.

SOARES, Carmem Lúcia. Imagens do corpo “educado”: um olhar sobre a ginástica do século XIX. In: FERREIRA NETO, Amarílio (org.). Pesquisa histórica na educação física. CEFD/UFES. Universidades Federal do Espírito Santo. Volume 2, Vitória, 1997.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física Escolar: Conhecimento e Especificidade. In: Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, suplemento 2, 1996, p. 6-12.

SOARES, Carmem Lúcia. Sobre a formação do profissional em educação física: algumas anotações. In: DE MARCO, Ademir (Org.). Pensando a educação motora. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

SOARES, Carmem Lúcia. Sobre Metodologia: Cultura, Ciência e Técnica. In: Revista da educação brasileira de ciências do esporte. Volume 16, n o 1, outubro, 1994.

SOARES, C. L., TAFFAREL, C. N. Z., ESCOBAR, M. O. A educação física escolar na perspectiva do século XXI. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física & Esportes: Perspectivas para o século XXI. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993, p. 211-224.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Catálogo do curso de Pedagogia – 1999.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Estrutura curricular do curso de Pedagogia – catálogo/98.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara. Catálogo do curso de Pedagogia. Edição 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.