Banner Portal
Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica
PDF

Palavras-chave

Produção acadêmica. Comunicação científica. Normalização. Avaliação da ciência.

Como Citar

RIBEIRO, Célia Maria; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 106–123, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1111. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1111. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Analisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1111
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, dez. 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229p.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 13, de 15 de fevereiro de 2006. Institui a divulgação das teses e dissertações. Diário Oficial [da União], n. 35, sexta feira, 17 de fevereiro de 2006.

CAVALCANTI, I.G. et al. Análise comparativa da produção científica entre as áreas sociais e tecnológicas. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSTARIAS, 11., Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t131.doc.Acesso em: 21 set. 2005.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS CNPq, CAPES, FINEP. Nova tabela das áreas do conhecimento: versão preliminar proposta para discussão. Set. 2005. Disponível em: http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/NovaTabela_AreasConhecimento.pdf. Acesso em: 05 out. 2006.

FAQUETI, M. F.; VANIN, M.; BLATTMANN, U. Apresentação de trabalhos escolares: a biblioteca no processo de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., Curitiba, 2005. Anais... Curitiba: FEBAB, 2005. 1 CD-ROM.

FRANÇA, J. L. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 5 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

GARVEY, W. D.The librarian’s role as a social scientist. In: Communication: the essence of Science. London: Pergamon, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo, SP: EPU, 1980.

KOBASHI, Nair Y; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Institucionalização da pesquisa científica no Brasil: cartografia temática e de redes sociais por meio de técnicas bibliometricas. TransInformação, Campinas, v. 18, n. 1, p. 27-37, 2006.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MILLS, C. W. Do artesanato intelectual. In: MILLS, C. W. A imaginação sociológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. p. 211-243. Tradução de The sociological imagination.

MIRANDA, J. L. C.; GUSMÃO, H. R. Os caminhos do trabalho científico: orientação para não perder o rumo. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2003. 96 p.

NORMAS, procedimentos e orientações para publicação de dissertações e teses da Faculdade de Ciências Médicas [da UNICAMP]. Campinas, 2005. 55p.

NORONHA, D. P. Divulgação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em Saúde Pública. Transinformação, v. 9, n. 3, p. 88-103, set./dez. 1997.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p.

RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; LIMA, Marcia H. T. de Figueiredo; GARCIA, Márcia Japor de Oliveira. A normalização no contexto da comunicação científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 147-156, 1998.

SCHWARTZMAN, S. A política brasileira de publicações científicas e técnicas: reflexões. Rev. Bras. Tecnol., Brasília, v. 15, n. 3,1984.

UNICAMP. Pró Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Informação CCPG/001/00. Disponível em: http://www.prpg.unicamp.br/infccpg001_00.html. Acesso em: 12 ago. 2004.

UNICAMP. Pró Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Informação CCPG/001/98. Disponível em: http://www.prpg.unicamp.br/infccpg001_98.html. Acesso em: 12 ago. 2004.

UNICAMP. Pró Reitoria de Pós-Graduação. Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG). Tabelas e Gráficos: teses defendidas 1971 a 2005. Disponível em: http://www.prpg.unicamp.br/teses_7105.phtml. Acesso em: 01 out. 2006.

VELHO, L. A ciência e seu público. TransInformação, Campinas, v. 9, n. 3, p. 15-32, set./dez. 1997.

WITTER, G. P. Normas e o produtor de ciências. In: FÓRUM SOBRE ATUALIZAÇÃO DA NBR 6023: referências bibliográficas. Trabalhos apresentados... São Paulo: ABNT/Mackenzie, 1998. p. 13-27.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.