Banner Portal
Narrativas poéticas autobiográficas: (auto)investigação na formação do educador e do pesquisador
PDF

Palavras-chave

Formação de professores. Autobiografia. (Auto)investigação. Símbolo.

Como Citar

CINTRA, Simone. Narrativas poéticas autobiográficas: (auto)investigação na formação do educador e do pesquisador. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 190–210, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Narro e discuto neste relato de experiência aspectos dos muitos caminhos que integraram minha pesquisa de doutorado. Dentre esses aspectos, destaco as aprendizagens e reorganizações conceituais e propositivas geradas pela vivência e reflexão acerca de dois exercícios memorialísticos que realizei como aluna de disciplinas do programa de pós-graduação, assim como, as implicações desse movimento narrativo/reflexivo junto ao percurso metodológico construído e consolidado. Minha pesquisa configurou-se como uma investigação-formação, englobando a realização de ações formativas e a investigação dessas ações. O trabalho de formação foi realizado com três grupos distintos, formados por licenciandos da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Em nossos encontros os participantes elaboraram narrativas poéticas autobiográficas, assim denominadas por terem sido criadas a partir de elementos das linguagens artísticas. Junto à reflexão e ressignificação dos meus exercícios memorialísticos identifiquei as narrativas poéticas autobiográficas como práticas favorecedoras do processo de produção e convivência com símbolos, passando a buscar por indícios da atuação desse processo no trabalho de formação desenvolvido com o grupo formado por dezenove licenciandas em Pedagogia. Baseando-me em aportes da Psicologia Analítica de Carl G. Jung identifiquei indícios de processos simbólicos em duas narrativas criadas por alunas desse grupo. E, a partir desses indícios, procurei refletir sobre possíveis implicações desses processos em práticas autobiográficas no âmbito da formação docente.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1196
PDF

Referências

ALBANO, A. A. Pensando as artes visuais na educação. In: GONÇALVES, T. F. ; DIAS, A. R. (Org.). Entre linhas, formas e cores: arte na escola, Campinas: Papirus, 2010. p. 49-63.

AZEVEDO, L. M. Diálogo com o Inconsciente: a imagem, recursos expressivos, sandplay. In: ALBERTINI, P.; FREITAS, L. V. (Org). Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2009. p. 50-64.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p.11-30, jan./jun., 2002.

CINTRA, S. C. S.; ALBANO, A. A. Docência e Criação: diálogos entre fazeres. In: GONÇALVES, T. F.; DIAS, A. R. (Org.). Entre linhas, formas e cores: arte na escola, Campinas: Papirus, 2010c.

CINTRA, S. C. S.; ALBANO, A. A. Fazer expressivo e fazer docente: experiências de formação do professor de arte. ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL, 22., Óbidos, Portugal, 2010. Actas... [s.l.]: [s.n.], 2010b. Disponível em: http://www.poemas-del-alma.com/antonio-machado-caminante-no-hay-camino.htm. Acesso

em: 11 set. 2009.

CINTRA, S. C. S.; ALBANO, A. A. Histórias de vida e de formação: refletindo sobre a construção da prática artística e pedagógica do professor de arte. In: PARDIÑAS, M. J. A.; MARTÍNEZ, C. T.; PIMENTEL, L. G.; EÇA, T. Torres Pereira de (Orgs). Desafios da educação artística em contextos ibero americanos. Porto: APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2010a. Disponível em: http://www.apecv.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=28&Itemid=6

Acesso em: 11 set. 2009.

DEMARTINI, Z. B. F. Das histórias de vida às histórias de formação. In: SOUZA, E.; MIGNOT, A. C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro, RJ: Quartet: FAPERJ, 2008. p. 39-63.

FORMENTI, L. Escrita autobiográfica e zelo: um olhar composicional. In: PASSEGGI, M. C. (Org). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008. p. 51-71.

FREITAS, L. V. O Arquétipo do Mestre-Aprendiz: considerações sobre a vivência. Revista Junguiana, 8, p. 77-92, 1990.

FREITAS, L. V. Panorama dos Conceitos Junguianos. In: ALBERTINI, P.; FREITAS, L.V. (Org). Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2009. p.16-31.

FURLANETTO, E. C. Os caminhos de construção de uma pesquisa simbólica. In: PASSEGGI, M. C. SOUZA, E. C. (Org). Memórias, Memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 90-111.

GAMBINI, Roberto. A voz e o tempo: reflexões para jovens terapeutas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. 221p.

GAMBINI, Roberto. Com a cabeça nas nuvens. Pro-Posições, Campinas, v.21, n.2(62), p. 149-158, maio/ago., 2010.

JUNG, C. G. Chegando ao Inconsciente. In: JUNG, C. G. (Org). O homem e os seus símbolos. 22. ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2002. p.18-103.

KAST, V. A dinâmica dos símbolos: fundamentos da psicoterapia junguiana. São Paulo, SP: Loyola, 1997, 223p.

LISPECTOR, C. A cidade sitiada. Rio de Janeiro, RJ: Editora Rocco, 1998.

OSTETTO, L. E. Educadores na roda da dança: formação – transformação. Campinas, 2006. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

OSTROWER, F. A criatividade na educação. In: PEREIRA, M. L. (Org). A Arte como processo. Rio de Janeiro, RJ: Funarte, 1980. p. 36-40.

PALOMO, V. Psicoterapia: um ritual de reinvenção de si. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 61-75.

PENNA, E. M. D. Pesquisa em Psicologia Analítica: reflexões sobre o inconsciente do pesquisador. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 57, n. 127, p. 127-138, 2007.

PESAVENTO, S. J. Memória, história e cidade: lugares no tempo, momentos no espaço. ArtCultura, Uberlândia, v. 4, n. 4, p. 23-35, jun. 2002.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Educação em Questão, Natal/RN, v.25, n.11, p. 22-39, jan/abr.2006a.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006b. 184p.

SOUZA, E. C. Pesquisa Narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006c. p. 135-147.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.