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Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers
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Palavras-chave

Autoria. Colaboração. Ética dos hackers. Web 2.0.

Como Citar

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; SILVA, Luciana Oliveira; ARAÚJO, Izabel Cristina. Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 154–173, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1208. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1208
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