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Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação
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Palavras-chave

Epistemologia. Pesquisa. Educação

Como Citar

RODRIGUES, Susy Cristina. Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 36–47, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1328. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1328. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Demonstramos neste trabalho a importância dos estudos sobre a epistemologia para problematização, desconstrução de preconceitos e contribuição na elaboração qualificada na produção de conhecimento científico. É apresentada a leitura epistemológica de uma pesquisa concluída com o título: “A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas” (CAMPOS, 2008), com base teórica  em  Silvio Sánchez Gamboa (2012, 2013). Ao final desta leitura, após identificar a matriz paradigmática entre a construção da pergunta e da resposta na referida pesquisa, propõe-se o pensamento sobre os limites, erros, acertos e escolhas na pesquisa, a partir do valor da epistemologia.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1328
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