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A política de leitura em Campinas: o caso da Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
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Palavras-chave

Leitura. Política de leitura. Biblioteca pública.

Como Citar

LEITE, Sérgio Antonio da Silva; SCHMIDT, Luciane Vaughn. A política de leitura em Campinas: o caso da Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 60–89, 2009. DOI: 10.20396/etd.v1i3.549. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/549. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A dinâmica de funcionamento da Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” relaciona-se com uma problemática maior: investigar se esse espaço público tem representado, para os moradores de Campinas, uma possibilidade de inserção no mundo da escrita, um ambiente de letramento, tendo em vista um projeto político de investimento em leitura. Evidenciaram-se inúmeras dificuldades enfrentadas pelos bibliotecários e assistentes de biblioteca entrevistados, sendo que duas limitações têm uma importância fundamental para se entender um problema que diz respeito não só à Biblioteca Central de Campinas, mas às bibliotecas públicas de um modo geral: o número reduzido de leitores, que não apenas estudantes, e a falta de clareza quanto à função social da biblioteca, por parte dos funcionários que, em sua maioria, não percebem o alcance social e cultural de sua prática, deixando de se preocupar com a formação de leitores e com a ampliação das condições de letramento daqueles que já participam do universo da leitura. Os dados também apontam para a necessidade de que a Secretaria Municipal de Educação, à qual as bibliotecas públicas estão subordinadas, realize projetos no sentido de democratizar a leitura na cidade. 

https://doi.org/10.20396/etd.v1i3.549
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