Banner Portal
Educação e saúde: a interdisciplinaridade como desafio
PDF

Palavras-chave

Educação. Saúde. Universidade Estadual do Estado do Paraná

Como Citar

ORSO, Paulino José. Educação e saúde: a interdisciplinaridade como desafio. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 178–182, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.572. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/572. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este relato de experiência refere-se ao trabalho realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, através do projeto de pesquisa e extensão, intitulado “Educação e Saúde: a interdisciplinaridade como desafio”. O mesmo foi realizado coletivamente, envolvendo professores e acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Pedagogia desta instituição, junto com alunos e professores da pré-escola à quarta série de uma escola da periferia de Cascavel – PR. O trabalho teve como objetivo a reflexão sobre as possibilidades de construção de uma articulação efetiva entre as áreas de educação e saúde e contribuir com a superação da concepção simplista de que “é preciso ser sadio para ter boa aprendizagem”, atribuindo à saúde as razões do fracasso escolar e de que “é preciso ser culto (não ignorante) para ter saúde”, atribuindo à não escolarização as razões do fracasso na saúde. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.572
PDF

Referências

ALVES, Neila Guimarães. A saúde na sala de aula : uma análise dos livros didáticos. Caderno CEDES, Campinas, SP, n.18, 1987. (O Cotidiano do livro didático).

BAGNATO, Maria Helena Salgado. O ensino da saúde nas escolas de 1o grau. Pro-Posições, Campinas, SP, n.1, p.53-59, mar.1990.

COLLARES, Cecília A. Lima, MOISÉS, Maria Aparecida. Educação, saúde e formação da cidadania na escola. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 10, n.32, p.73-87, abr.1989.

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade : paixão de aprender. Revista da Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, n.8, p.49-55, nov. 1994.

REZENDE, Ana Lúcia Magela, NASCIMENTO, Estelina Souto do. O encontro de uma horta em cada canto. São Paulo : Cortez Editora, 1988a.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Expulsando a quadrilha de piolhos. São Paulo: Cortez Editora, 1988b.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Juntos aprendemos. São Paulo: Cortez Editora, 1988d.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. A mágica do teco. São Paulo: Cortez Editora, 1988c.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Saúde é um direito que a gente tem. São Paulo: Cortez Editora, 1988f.

REZENDE, Ana Lúcia Magela. Um bando de malvados. São Paulo: Cortez Editora, 1988e.

SOS, Rio Cascavel. Nilson Fante. Cascavel (s.d.). 1 fita de videocassete. (40 min): son., color., 120 min. VHS/NTSC.

VEIGA NETO, Alfredo José da. Interdisciplinaridade : uma moda que está de volta? Revista da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, n.8, p.56-61, nov. 1994.

VILLA, Vicent Victor, STOOZ, Eduardo Navarro (Org.). Educação, saúde e cidadania. Petrópolis : Vozes, 1996.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.