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Cidadania ou profissão? Um prospecto da responsabilidade social do profissional da informação
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Palavras-chave

Profissional da informação

Como Citar

CUSTÓDIO, Crisllene Queiroz. Cidadania ou profissão? Um prospecto da responsabilidade social do profissional da informação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 94–96, 2008. DOI: 10.20396/etd.v4i2.625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/625. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A sociedade contemporânea vive um momento de explosão informacional e, ao mesmo tempo, tecnológica, onde fatores como agilidade, simultaneidade, habilidade para manusear e filtrar os excessos, e ainda virtualidade, compõem esta nova realidade. Frente a isso, ao “confrontar” o desenvolvimento social com o avanço acelerado das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, vê-se que, perante uma sociedade estratificada, a capacidade de absorção e progressão destas é desigual, divergente e anacrônica, afetando diretamente no crescimento da produção científica quer tanto nas regiões centrais (países desenvolvidos) quanto nas periféricas (países em desenvolvimento), visto que a obtenção e o poderio da informação “coisificou-se” em mercadoria, razão pela qual tornou elemento determinante das relações de poder não somente na área científica como, consequentemente, implica numa grande influência nas áreas culturais e político-econômicas, as quais estão condicionadas à inclusão/exclusão;tradição/aculturamento;subordinação/soberania e dependência/domínio econômico.

https://doi.org/10.20396/etd.v4i2.625
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Referências

AMARAL, S. A. Serviços bibliotecários e desenvolvimento social: um desafio profissional. Ciência da Informação, v.24, n.2, 1995. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/240295.htm. Acesso em: 21 mar. 2003.

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FIGUEIREDO, Nice. Técnicas e idéias para promover o uso da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.21, n.3/4, p.85-100, jul./dez. 1988.

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