Banner Portal
O mito da telinha: ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador
PDF

Palavras-chave

Novas tecnologias. Educação. Formação de professores. Informática na educação.

Como Citar

PACHANE, Graziela Giusti. O mito da telinha: ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 40–48, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i1.629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/629. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo do presente trabalho é salientar que a introdução de novas tecnologias na educação (TV, vídeo e/ou computador) pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmi(s)tificação do computador em sala de aula. 

https://doi.org/10.20396/etd.v5i1.629
PDF

Referências

ALMEIDA, F. J. Educação e informática: os computadores na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

ALVES, Rubem. Só aprende quem tem fome. Entrevista à Revista Nova Escola, 2002. Disponível em: www.rubemalves.com.br. Acesso em : junho 2002.

HASSE, Simone Hedwig. Informática na educação: mito ou realidade? In:

LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 1999.

GAMBOA, Silvio. A pesquisa na construção da universidade: compromisso com a aldeia num mundo globalizado. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 1999.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

MORAN, José Manuel. Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicação – INTERCOM, v.17, n.2, São Paulo, p.38-49, jul/dez. 1994.

PONTE, J. O computador: um instrumento da educação. Lisboa: Texto, 1992.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.