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Platão e a educação: um estudo do livro VII de “A República”
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Palavras-chave

Educação. Educação - filosofia. Paideia.

Como Citar

LAZARINI, Ana Lúcia. Platão e a educação: um estudo do livro VII de “A República”. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 316–317, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.671. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa consiste num estudo a respeito do pensamento educacional de Platão, tendo como base uma de suas principais obras, A República, com ênfase no livro VII, onde o autor descreve as diferentes etapas da educação do filósofo. Levando em consideração o contexto em que o autor está inserido, serão abordados os dois momentos da educação platônica descritos na alegoria da caverna: o primeiro, relativo a um processo de elevação visando à contemplação do bem, representado pela saída da caverna e o segundo, concernente a um processo de regressão que implica saber como proceder em meio aos cidadãos, metaforizado pelo retorno à habitação subterrânea. Procurando sistematizar as principais idéias aí contidas, mostrar-se-á que essas duas direções são, segundo Platão, necessárias para que se efetive uma educação plena por ele planejada para os futuros guardiões da cidade – os filósofos. Tendo a clara noção de que tal ideal seria muito dificilmente atingível, Platão deixa evidente na própria alegoria que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema – a ciência do bem. Ao encetar tal discussão, este trabalho pretende inserir-se no debate acerca do tema – A Educação em Platão – e retomar, uma vez mais, a contribuição de um pensador da maior relevância para a Filosofia da Educação e com quem ainda temos tanto a aprender.
https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.671
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