Banner Portal
Teorias sexuais infantis: uma reflexão sobre o corpolinguagem
PDF

Palavras-chave

Teoria sexual infantil. Corpolinguagem. Fantasias da origem.

Como Citar

LEITE, Nina Virgínia de Araújo. Teorias sexuais infantis: uma reflexão sobre o corpolinguagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 277–289, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/704. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explorar as articulações entre as teorias sexuais infantis e a estruturação da fantasia (fantasma) fundamental, percorrendo os principais textos freudianos sobre o tema. Propõe estudar o momento específico em que a criança se lança na urgência de construir uma teoria sexual, considerando os efeitos da linguagem sobre o real do organismo pela presença das moções pulsionais e avança a hipótese de determinação de tais teorias pelas chamadas fantasias originárias. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.704
PDF

Referências

BERGÈS, J.; BALBO, G. A atualidade das teorias sexuais infantis. Tradução Francisco Franke Settineri, Porto Alegre: CMC Editora, 2001.

FREUD, E. L.; MENG, H. (Org.). Cartas entre Freud e Pfister (1909-1939). Tradução Karin Hellen Kepler Wondracek e Ditmar Junge, Viçosa: Ultimato, 1998.

FREUD, S. Análisis de la fobia de um nino de cinco años (1909) In: Obras Completas de Sigmundo Freud. Buenos Aires: Amorrortu, 1988a. v. 10.

FREUD, S. Três ensayos de la teoria sexual. In: Obras Completas de Sigmund Freud, Buenos Aires: Amorrortu, 1988b, [1905], v. 7.

FREUD, S. Sobre lãs teorias sexuais infantiles In:Obras Completas de Sigmund Freud, Buenos Aires: Amorrortu, 1988c, [1908], v. 9.

FREUD, S. Um recuerdo infantil de Leonardo da Vinci. In:Obras Completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu, 1988d, [1910], v. 11.

LACAN, J. O seminário – livro IV – as relações de objeto. Trad. Dulce Duque Estrada, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995, p. 203-274.

LEMÉRER, B. Désir de savoir?, Essaim, Ramonville Saint-Agne:Érès, n. 6, p. 21-34, 2000.

POMMIER, G. Qu ́est-ce que le “réel”? Ramonville Saint-Agne: Érès, 2004, p.16.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.