Banner Portal
Infância - educação e psicanálise: a (im)possibilidade de diálogo?!
PDF

Palavras-chave

Infância. Educação. Psicanálise. Saúde mental. Psicose. Relações interpessoais.

Como Citar

CUZIN, Marinalva Imaculada. Infância - educação e psicanálise: a (im)possibilidade de diálogo?!. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 49–58, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/712. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta um breve histórico sobre o conceito de infância, tendo como referência pensadores como Ariès que caracteriza o infante como “não–falante”, não existente. Destaca as transformações influenciadas pelos iluministas, em especial por Rousseau iniciando um processo de direito à fala, à palavra; e o infans para Lacan ocupando um lugar marcado pelo desejo materno, alienando-se na imagem de um Outro. Busca a relação entre psicanálise e educação, a necessidade do professor rever seus conceitos e postura ética para se utilizar dos conhecimentos psicanalíticos em sua prática educativa, num encontro com as diferenças, sendo o conhecimento o objeto de desejo que circula entre professor e aluno e a subjetividade dessa relação entre professor-aluno-conhecimento. Traz a discussão sob a perspectiva do sujeito “que não aprende”, que é “des” qualquer coisa, “des-interessado, des-motivado” e no endereçamento ao professor que é um suposto-saber. Defende uma educação que pensa em “sujeitos” e não em “massas uniformizadas” dentro de uma sala de aula, que respeite a singularidade de cada aluno, apesar do constrangimento e insegurança gerados pelo convívio com as diferenças. Reflete sobre a escola enquanto instituição normativa e a importância da construção do trabalho em grupo. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.712
PDF

Referências

ALMEIDA, S.F.C.; BUCHER, R. (orgs.). Psicologia e Psicanálise: desafios. 2 a ed. Brasília, DF: Editora UnB, 1998.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1981.

JERUSALINSKY, A. “Apesar de Você, Amanhã Há de Ser Outro Dia”. In: KUPFER, Maria C. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo, SP: Escuta, 2000.

JERUSALINSKY, A. e colaboradores. Psicanálise e Desenvolvimento Infantil: um enfoque transdisciplinar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2004.

KUPFER, M.C.M. O Que Toca a Psicologia Escolar. São Paulo,SP: Casa do Psicólogo, 1997.

KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação: o mestre do impossível. 3a ed. São Paulo,SP: Scipione, 2000.

KUPFER, M.C.M. Educação para o Futuro: psicanálise e educação. 2a ed. São Paulo,SP: Escuta, 2001.

LACAN, J. O Seminário – Livro 2: O Eu na Teoria de Freud e na Técnica da Psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1985.

MRECH, L.M.. O Impacto da Psicanálise na Educação. São Paulo, SP: Avercamp, 2005.

PINTO, Manuel da Costa. “Democracia e Sintoma”. In: Cult: Revista Brasileira de Literatura - Freud: o sonho do século. São Paulo, SP: Lemos Editorial & Gráficos Ltda - Ano III, n.28, Novembro de 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.