Banner Portal
Crítica aos fundamentos da psicologia em Politzer: psicanálise e psicologia concreta
PDF

Palavras-chave

Drama. Fato psicológico. Método. Inconsciente.

Como Citar

PASTRE, José Luiz. Crítica aos fundamentos da psicologia em Politzer: psicanálise e psicologia concreta. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 103–120, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.716. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/716. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta uma leitura do livro Crítica aos fundamentos da psicologia, de Georges Politzer. Nele, Politzer realizou sua leitura da obra A Interpretação dos Sonhos, de Freud, para construir as bases do que denominou psicologia concreta. O propósito é acompanhar o movimento que Politzer fez para demonstrar a sobrevivência da abstração na psicologia nascente, mas, também, acompanhando o movimento que ele fez para mostrar as potências dessa nova psicologia. Para acompanhar esse movimento, consideramos três conjuntos de questões, que aparecem no livro de Politzer como sendo importantes para que a nova psicologia possa constituir-se: a definição do fato psicológico; definição de um método; e, criação de noções próprias. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.716
PDF

Referências

FREUD, S. Freud “A Interpretação dos Sonhos” In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Volumes IV e V. 2o ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

GUILLAUME, P. Manual de Psicologia. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira e J.B. Damasco Penna. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

MARIGUELA, Marcio Aparecido. “Do Inconsciente como Causa de Divisão do Sujeito”. In: Revista Literal n° 4, Escola de Psicanálise de Campinas, SP, 2001, pp. 91-100.

POLITZER, Georges. Crítica aos Fundamentos da Psicologia – a psicologia e a psicanálise. Trad. Marcos Marcionilo e Yvone M. T. da Silva. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1998.

ROUDINESCO, Elizabeth. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro e Lucy Guimarães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.