Banner Portal
A sexualidade na etiologia das neuroses e a invenção da psicanálise
PDF

Palavras-chave

História da psicanálise. Etiologia das neuroses. Sexualidade infantil.

Como Citar

MARIGUELA, Márcio Aparecido. A sexualidade na etiologia das neuroses e a invenção da psicanálise. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 169–186, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/720. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em 1917, Freud definiu a sexualidade como tudo o que se relaciona com a distinção entre os dois sexos. Dessa premissa, extraiu uma conclusão: aquilo que é sexual é da ordem do impróprio. Minha estratégia nesse artigo é retornar à hipótese da sexualidade infantil para demarcar a invenção da psicanálise como arte da escuta desse algo impróprio que deve ser mantido secreto. Proponho uma leitura do artigo “A hereditariedade e a etiologia das neuroses”, escrito em francês e publicado por Freud em 1896, para demarcar a criação da psicanálise pela ruptura que estabeleceu com o discurso neurológico sobre os sintomas das psiconeuroses. Na seqüência, destaco alguns argumentos que se encontram no artigo “A sexualidade na etiologia das neuroses”, publicado em 1898, por considerá-lo o ponto de passagem para a publicação da obra fundadora da psicanálise: A Interpretação dos Sonhos. O primeiro artigo demonstra um ponto de ruptura; o segundo um ponto de passagem para que Freud pudesse instaurar as bases conceituais da teoria e da prática psicanalítica.

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.720
PDF

Referências

FREUD, S. Correspondência Completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess (1887-1904). Editado por Jeffrey Moussaieff Masson. Rio de Janeiro: Imago, 1986.

FREUD, S. "História do Movimento Psicanalítico". In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Volume XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FREUD, S. "Um estudo autobiográfico"; "A questão da análise leiga"; "Psicanálise". In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Volume XX. Rio de Janeiro: Imago, 1976a.

FREUD, S. “Conferências Introdutórias sobre Psicanálise – XX e XXI” In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume XVI. Rio de Janeiro: Imago, 1976b.

FREUD, S. “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade” In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume VII. 2a ed., Rio de Janeiro: Imago, 1989.

FREUD, S. “A hereditariedade e a etiologia das neuroses” e “A sexualidade na etiologia das neuroses”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume III. 3a ed., Rio de Janeiro: Imago, 1994.

FREUD, S. “Estudos sobre Histeria”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume II. 3a ed., Rio de Janeiro: Imago, 1995.

FOUCAULT, M. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. Trad. Roberto Machado. 4a ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1994.

FOUCAULT, M. Ditos & Escritos I – Problematização do Sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

FOUCAULT, M. “O que é um autor?” In: Ditos & Escritos III – Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ROUDINESCO, E. História da Psicanálise na França – A Batalha dos Cem Anos. Volume 1: 1885–1939. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

SCHORSKE, C. Viena fin-de-sciècle – política e cultura. 2a ed. São Paulo: Companhia das Letras & Editora Unicamp, 1988.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.