Banner Portal
A psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos nas obras de Freud
PDF

Palavras-chave

Psicanálise. Sigmund Freud. Ato. Inconsciente.

Como Citar

PREU, Roberto de Oliveira; CAMPOS, Érico Bruno Viana; MARTINI, André De. A psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos nas obras de Freud. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 187–202, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/721. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo consiste em uma breve apreciação sobre o jogo entre intenção e realização na psicanálise. Busca assinalar como o sucesso de Freud no estabelecimento de uma verdade sobre o psiquismo se dá ao preço de uma subversão de seus projetos iniciais e de boa parte de suas concepções epistemológicas. Partindo da caracterização do ato intencional e de seu correlato psicanalítico, o ato falho, busca, por meio de exemplos ilustrativos dos impasses e desvios da obra freudiana, sustentar que seu legado é, em parte uma formação do inconsciente. Nesse sentido, procura caracterizar o criador da psicanálise como um herói que venceu por seus fracassos e pela travessia do trágico, bem ao estilo do que caracteriza, acima de tudo, o sujeito da psicanálise: o sujeito do inconsciente. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.721
PDF

Referências

FIGUEIREDO, L. C. Palavras cruzadas entre Freud e Ferenczi. São Paulo: Escuta, 1999.

FOUCAULT, M. “História da psicologia de 1850 a 1950”. In: Ditos & Escritos I - Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FREUD, S. “Projeto de uma psicologia científica”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume IV. Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

FREUD, S. “Sobre o narcisismo: uma introdução”; “O instinto e suas vicissitudes”; “A história do movimento psicanalítico”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume XIV Rio de Janeiro: Imago, 1996b.

FREUD, S. “Além do princípio de prazer”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Volume XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996c.

GAY, P. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MILLER, J. H. A ética da leitura: ensaios 1979-1989. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

MANNONI, O. Freud: uma biografia ilustrada. Rio de Janeiro : Zahar, 1994.

MONZANI, L.R. Freud: o movimento de um pensamento. Campinas: UNICAMP, 1989.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro : Zahar,1998.

LAPLANCHE, Jean. “Interpretar com Freud”. In: Teoria da sedução generalizada e outros ensaios. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988, p. 21-32.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.