Banner Portal
Literatura Surda
PDF

Palavras-chave

Literatura surda. Cultura. Identidade. Língua de sinais.

Como Citar

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 98–109, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/795. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente artigo é proceder a uma análise dos livros de literatura infantil Cinderela Surda e Rapunzel Surda, focalizando os sentidos produzidos sobre identidades e diferenças. As análises desses livros pretendem contribuir para a discussão da produção de uma literatura surda, que está vinculada às discussões sobre cultura e identidade. Na investigação desses materiais, os textos e as imagens produzidas evidenciam que os autores buscam o caminho da auto-representação do grupo de surdos, através da luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades e suas diferenças. Tais evidências estão no uso da língua de sinais, em suas formas de narrar as histórias e/ou de adaptar histórias clássicas, tendo como base suas formas de existência, suas formas de ler, traduzir, conceber e julgar os produtos culturais que consomem e que produzem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.795
PDF

Referências

AZEVEDO, R. O livro das palavras. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1993.

BAUMAN, Z. Identidade. Trad.: Carlos Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, H.. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana L. Reis; Gláucia Gonçalvez. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Humanitas)

BISOL, C. Tibi e Joca – uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.

BOSMANS, P. Os cinco sentidos: os sentidos explicados para crianças de 5 a 9 anos. Blumenau: EKO, 1997.

BURKE, P. Hibridismo Cultural. Trad. Leila Mendes. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.

CARR, S. A letreria do Dr Alfa Beto. São Paulo: Ed. do Brasil, 1988

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.

FERREIRA BRITO, L. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

HESSEL, C., ROSA, F., KARNOPP, L. B. Cinderela Surda. Canoas: ULBRA, 2003.

KARNOPP, L. B. Aquisição Fonológica na Língua Brasileira de Sinais: estudo longitudinal de uma criança surda. 1999. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

LEBEDEFF, T. Reflexões sobre adaptações culturais em histórias infantis produzidas para a comunidade surda. In: ORMEZZANO, G.; BARBOSA, M. (Org.). Questões de Intertextualidade. Passo Fundo: UPF, 2005, p. 179-188.

LIMA, E. A gente e as outras gentes. São Paulo: Scipione, 1995.

LUKE, A . Análise do discurso numa perspectiva crítica. In: HYPOLITO, Á. M.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PEREIRA, M. C. Papel da língua de sinais na aquisição da escrita por estudantes surdos. In: LODI et al. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação: 2002, p. 47-55.

QUADROS, R. M de. Educação de Surdos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R. e KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira – estudos lingüísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

ROSA, F.; KARNOPP, L. Adão e Eva. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2005.

ROSA, F.; KARNOPP, L.. Patinho Surdo. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2005.

SILVEIRA, C. H., ROSA, F., KARNOPP, L. B. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2003, p.36.

SILVEIRA, R. H. Contando histórias sobre surdos(as) e surdez. In: COSTA, M. (Org.). Estudos Culturais em Educação. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2000.

SILVEIRA, R. M. H. Texto e diferenças. In: Leitura em revista 03. Ano 02, p. 19-22. Janeiro-Junho, 2002.

SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SKLIAR, C.(Org.). Atualidade da Educação Bilíngüe para Surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999. (vol. 1 e 2)

SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta? São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SUHR, M; GORDON, M. Audição. São Paulo: Scipione, 1998.

TRABBOLD, P. Dor de dente real. São Paulo: Loyola, 1993.

WILCOX, S.; WILCOX, P. Aprender a ver. Tradução por Tarcísio Leite. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

ZELONKY, J. Nem sempre posso ouvir vocês. São Paulo: Ática, 1988.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.