Banner Portal
Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
PDF

Palavras-chave

Michel Foucault. Cuidado de si. Formação humana.

Como Citar

FREITAS, Alexandre Simao. Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 167–190, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo principal da reflexão aqui proposta é explorar uma face ainda pouco abordada, pelo campo educacional, da experiência intelectual do pensador francês Michel Foucault: o cuidado de si e a criação de novas formas de vida. A questão problematizada corresponde aos processos de subjetivação por meio das chamadas “práticas de si”, contribuindo para elucidar alguns aspectos das condições de formação do ser humano na contemporaneidade. A analítica do cuidado de si, no âmbito da leitura foucaultiana do texto “Alcibíades”, no curso Hermenêutica do Sujeito, é apontada como uma potência instituinte imanente à vida, evidenciando como a experiência ética que o sujeito faz de si mesmo é inseparável do processo político de sua formação.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.847
PDF

Referências

ALVES, K.V. Os discursos da plenitude em educação: uma arquegenealogia das práticas intelectuais universitárias hoje. Recife: PPGE; UFPE, 2008 (Projeto de Pesquisa para Qualificação no Curso de Doutorado).

ARANTES, O.; ARANTES, P. Sentido da formação: três estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lúcio Costa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.

BAUDELAIRE, C. Meu coração desnudado. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. Modernidade, pluralismo e crise de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BLANC, G.; TERREL, J. Foucault au Collège de France: un itinéraire. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 2003.

BOLLE, W. A idéia de formação na modernidade. In: GUIRALDHELI JR. P. Infância, escola e modernidade. São Paulo, SP: Cortez, 1997.

BURCHELL, G.; GORDON; C.; MILLER; P. The Foucault effect: studies in governmentality. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

CAILLÉ, A.; LAZZERI, C.; SENELLART, M. (Org.). História argumentada da filosofia moral e política: a felicidade e o útil. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

CANDIOTTO, C. Foucault e a crítica da verdade. Belo Horizonte: Autêntica; Curitiba: Champagnat, 2010

CANDIOTTO, C. Subjetividade e verdade no último Foucault. Revista Trans/Form/Ação, Marília, v. 31, n. 1, 2008.

CARVALHO, A.F. Foucault e a função-educador: sujeição e experiências de subjetividades ativas na formação humana. Ijuí: Unijuí, 2010.

DALBOSCO, C.A. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, set./dez. 2006.

DEAN, M. Governamentality power and rule in modern society. London: Sage Publications, 2007.

ÉVRARD, F. Michel Foucault et l’histoire du sujet en Occident. Paris: Bertrand-Lacoste, 1995.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, M. Historia da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, M. História da sexualidade : a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1999. (v.1)

FOUCAULT, M. Le gouvernement de soi et des autres: cours au Collège de France, 1982-1983. Paris: Seuil/Gallimard, 2008b.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. Repensar a política: ditos e escritos. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010. (v.4)

GADAMER, H-G. La educación es educarse. Buenos Aires: Paidós, 2000.

GROS, F. Situação do curso. In: FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. SP: Martins Fontes, 2004.

GROS, F.; LÉVY, C. Foucault y la filosofia antigua. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003. HADOT, P. Refléxions sur la notion de “culture de soi”. In: GROS, F. Michel Foucault: philosophe. Paris: Seuil, 1999.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

LEFORT, C. Desafios da escrita política. Trad. Eliana de Melo Sousa. São Paulo, SP: Discurso Editorial, 1999.

MAUSS, M. Ensaios de sociologia. São Paulo, SP: Perspectiva, 2001.

PETERS, M.A. Educational research: “games of truth” and the ethics of subjectivity. Journal of Educational Enquiry, Scotland, v. 5, n. 2, 2004.

PLATÃO. Alcibiade. 2. ed. Paris: GF Flammarion, 2000.

PETERS, M. A.; BESLEY, T. Introdução. In: PETERS, M. A.; BESLEY, T. Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 12-24.

PRADO FILHO, K. Considerações acerca do cuidado de si mesmo contemporâneo. In: TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. (Org.). Ética e subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REVUE DU MAUSS. Penser la crise de l’école. Paris: La Découverte; MAUSS, 2006.

REDEKER, R. Um Foucault surpreendente. Lê Monde Diplomatique, ago. 2001.

RODRIGUES, C.; TEDESCO, S. Por uma perspectiva ética das práticas de cuidado no contemporâneo In: TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. (Org.). Ética e subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROMILLY, J. Alcibíades. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro, 1996.

SOUZA, J. (Org.). Atualidade de Max Weber. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

VALLE, L. Modelos de cidadania e discursos sobre a educação. In: VALLE, L. Os enigmas da educação: a paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VALLE, L. Teorias da formação humana. 2005. Disponível em: www.ppfh.uerj.br/currículodoutorado.htm. Acesso em: 28 ago. 2007.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.