Banner Portal
Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar
PDF

Palavras-chave

Ascese. Disciplina. Genealogia. Poder.

Como Citar

CHAVES, Ernani. Exercícios ascéticos e práticas pedagógicas: por uma genealogia do poder disciplinar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 191–201, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.848. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/848. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende mostrar, a partir do curso “O poder psiquiátrico” ministrado por Michel Foucault no Collège de France em 1973-1974, a relação entre exercícios ascéticos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas comunidades religiosas medievais e a constituição histórica do poder disciplinar. Para isso, avalia-se o lugar estratégico dos cursos de Foucault para a compreensão de seu pensamento, assim como se aponta a consequência de sua análise, qual seja, por um lado, a necessidade da solidão, do isolamento para a produção do conhecimento e, por outro lado, entretanto, a necessidade de romper este isolamento, tendo em vista a circulação social do saber. Encontrar uma resolução para este conflito constitui-se, por sua vez, numa forma de resistência ao poder disciplinar.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.848
PDF

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1973.

CANDIOTTO, C. Foucault e a crítica da verdade. Belo Horizonte; Curitiba: Autêntica; Champagnat Editora, 2010.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo, SP: Brasiliense, 1992.

FOUCAULT, M. A casa dos loucos. In: FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Nau, 2000.

FOUCAULT, M. De outros espaços. Trad. Pedro Moura. 2005. Disponível em: www.virose.pt/vector/periferia/foucault_pt.html. Acesso em: 11 nov. 2010.

FOUCAULT, M. História da Loucura na idade Clássica. Trad. de José Coelho Teixeira Netto. São Paulo, SP: Perspectiva, 1978.

FOUCAULT, M. O poder psiquiátrico. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 26. ed. Trad. de Ligia Pondé Vassalo, Petrópolis: Vozes, 2002.

GAEY, B. La production de l’prdre escolaire: dispositifs disciplinaires et modes de socialisation. In: BOURDIN, J.-C. et al. (Dir.). Michel Foucault: savoirs, domination et sujeit. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2008.

MUCHAIL, S. T. ―Educação e saber soberano‖. In: Cadernos PUC, 13, 1981.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.