Banner Portal
Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples
PDF

Palavras-chave

Antonio Gramsci. Escola unitária. Guerra de posição. Sociedade civil. Hegemonia.

Como Citar

SILVEIRA, Rene Trentin. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 558–575, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638307. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é resultado parcial de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida em 2011-2012, junto à Università degli Studi di Torino, sob a supervisão do Prof. Dr. Angelo D’Orsi, com apoio da FAPESP. Seu principal objetivo é discutir, a partir de Gramsci, o papel da escola na superação da sociedade de classes, situando esse autor no contexto das teorias pedagógicas que investigam essa temática. Para tanto, são examinados inicialmente dois textos gramscianos pré-carcerários de 1919 que tratam especificamente do tema da escola: um artigo publicado no Avanti!, jornal do Partido Socialista, intitulado “A escola é uma instituição séria?”, e uma crônica sem título no L’Ordine Nuovo. Em seguida, busca-se articular as considerações decorrentes desse exame com conceitos e posições do autor, expressas nos Cadernos do Cárcere, enfatizando-se as noções de “estrutura” e “superestrutura”, “Estado integral”, “sociedade civil”, “sociedade política”, “racional”, “guerra de movimento” e “guerra de posição”. Finalmente, conclui-se que, para Gramsci, como elemento da sociedade civil, a escola é, de fato, aparelho de hegemonia da classe dominante, mas também, contraditoriamente, terreno de luta contra-hegemônica, travada na forma de “guerra de posição” pelos intelectuais que nela têm seu campo específico de atuação: os professores. Além disso, pelas características que reúne, constitui espaço privilegiado para o contato entre os intelectuais e os “simples” e, portanto, um importante instrumento de elevação cultural de massa, do qual não devem abdicar os intelectuais comprometidos com as camadas subalternas.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638307
PDF

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

BARATTA, Giorgio. Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Gramsci: exercícios de leitura. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 1 (61), p. 31-49. jan./abr. 2010. Disponível em:

http://goo.gl/KrDbNf. Acesso em: 14 jul. 2015. ISSN 1980-6248.

COSTA, Ricardo da Gama Rosa. Marxismo e revolução: da “Estratégia de Derrocada” à “Guerra de Posições”. História & luta de classes, Curitiba, PR, n. 5, p. 15-22. abr. 2008. Disponível em: http://goo.gl/icZJwg. Acesso em: 14 jul. 2015.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979.

DIAS, Edmundo Fernan. Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia. São Paulo: Xamã, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 1 (1929-1930). In: Cadernos do cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. 4. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3, 2011, p. 119-125.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 4 (1930-1932). In: Cadernos do cárcere. O Risorgimento. Notas sobre a história da Itália. Tradução de Luis Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 5, 2002, p. 209-210.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 6 (1930-1932). In: Cadernos do cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. 4ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3, 2011, p. 223-259.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 7 (1930-1932). In: Cadernos do cárcere. Literatura. Folclore. Gramática. Apêndices: Variantes e índices. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 6, 2002, p. 368-374.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 8 (1931-1932). In: Cadernos do cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. 4ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3, 2011, p. 271-289.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 10 (1932-1935) - A filosofia de Benedetto Croce. In: Cadernos do cárcere. Introdução ao Estudo da Filosofia. Edição de Carlos Nelson. Coedição de Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, v. 1, p. 275-430.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 11 (1932-1933). Introdução ao Estudo da Filosofia. In: Cadernos do cárcere. Introdução ao Estudo da Filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição de Carlos Nelson Coutinho. Coedição de Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, v. 1, 2001, p. 81-226.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 12 (1932). Apontamentos e notas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2006, p. 13-53.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 14 (1932-1935). In: Cadernos do cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de Luiz Sérgio Henriques, Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. 4ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3, 2011, p. 297-322.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 19 (1934-1935) [Risorgimento italiano]. In: Cadernos do cárcere. O Risorgimento. Notas sobre a história da Itália. Tradução de Luis Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 5, 2002, p. 11-128.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere (1931-1937). Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Organizadores: Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. v. 2. 1921-1926. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, Antonio. L’ordine Nuovo: 1919-1920. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1955.

GRAMSCI, Antonio. Scritti 1915-1921. Nuovi contributi. A cura di Sergio Caprioglio. Quaderno di Il Corpo. Milão, 1968.

LIGUORI, Guido. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Tradução de William Lagos e Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Tradução de William Lagos. Campinas: Editora Alínea, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec,1991.

MANN, Horace. A educação dos homens livres. Tradução de Jacy Monteiro. São Paulo: IBRASA, 1963.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes, 1977.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.