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Sobre o uso pedagógico da imagem fílmica na escola
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Palavras-chave

Pedagogia. Filme. Conhecimento. Escola.

Como Citar

CARLOS, Erenildo João. Sobre o uso pedagógico da imagem fílmica na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 550–569, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8645247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio problematiza, a partir de um procedimento analítico-argumentativo, a presença da imagem cinematográfica no contexto da cultura visual a partir do entendimento de que o filme pode ser utilizado pedagogicamente no espaço escolar. Argumenta que na sociedade atual, a relação tricotômica existente entre imagem, cinema e conhecimento se configura como uma questão que deve ser analisada teoricamente, abordada com a devida consciência crítica e trabalhada pedagogicamente com competência, tendo em vista o cumprimento dos fins sociais da educação escolar, a especificidade da linguagem cinematográfica e seus possíveis vínculos com a natureza epistêmica do saber elaborado.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8645247
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