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Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
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Palavras-chave

Mulheres. Educação. Cinema. América Latina.

Como Citar

GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira; SANTOS, Raquel Costa; DUARTE, Rosalia Maria. Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 456–481, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8647550. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.      

https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647550
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