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A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo
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Palavras-chave

Reorganização escolar. Espaço urbano. Cartografia.

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti; PASSOS, Felipe Garcia; CAMPOS, Larissa de; OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, p. 134–158, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i0.8647805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647805. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto A Reorganização Escolar em Mapas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, com objetivo de demonstrar a importância da análise espacial na compreensão das políticas educacionais, representando espacialidades e correlacionando fenômenos, processos que são primordiais para sustentar os argumentos que fundamentam a tomada de decisão e a defesa de uma educação pública de qualidade para todos. Apresentamos a discussão a partir de mapas da cidade de São Paulo a fim de demonstrar os limites dos principais argumentos expostos pela Secretaria de Educação na defesa da proposta, bem como discutir se a revalorização do espaço urbano seria um dos objetivos não-explícitos na reorganização. Em nossas considerações sinalizamos que o argumento do decréscimo demográfico defendido pelo governo não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Inferimos que a reorganização daria continuidade à municipalização da rede estadual, iniciada em 1995, e tem relação direta com o processo de revalorização do espaço, por haver correlação entre o fechamento de escolas, os lançamentos imobiliários e as grandes obras de infraestrutura de mobilidade.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647805
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Referências

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