Banner Portal
Petrópolis com olhos de crianças: o retrato do espaço urbano como suporte didático
PDF

Palavras-chave

Infância. Cultura. Imagens. Cidade.

Como Citar

DIAS, Ana Cecília Machado. Petrópolis com olhos de crianças: o retrato do espaço urbano como suporte didático. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 188–203, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11i2.890. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/890. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Compreender a cidade a partir do que as crianças nos mostram por meio de seu olhar fotográfico se faz objeto de estudo neste trabalho, questões como: Quais imagens ao nosso redor despertam a atenção das crianças? Como elas se apropriam do espaço da cidade? O que percebem ao observar a geografia local? As crianças aprendem interagindo com o meio cultural e social em que vivem, quando a escola utiliza a cidade como um grande laboratório de pesquisa para observação e investigação das imagens, está contribuindo para a aprendizagem de conceitos representados no dia-a-dia onde espaço e culturas se entrecruzam nas mais variadas linguagens revelando as características do cotidiano. Essa ação confere credibilidade a uma criança capaz, curiosa, que experimenta o mundo, que é competente e ativa, portanto, alguém que não é somente consumidor de cultura e de valores, mas que com suas idas e vindas pela cidade se torna responsável pela produção e preservação do espaço urbano. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i2.890
PDF

Referências

ALC NTARA, A. V. Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001. 132 p.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994. 253 p.

BITTENCOURT, L. A. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: FELDMAN-BIANCO, B. LEITE M. L. M. (Org.) Desafios da imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998. 319 p.

CRUZ, S. H. V. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, SP: Cortez, 2008. 388 p.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. 362 p.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 319 p.

ELIAS, M. D. C. Pedagogia Freinet. São Paulo, SP: Papirus, 2002. 207 p.

FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2002. 82 p.

FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Editorial Estampa, 1975. 171 p.

KRAMER, S. (Org.) Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998. 215 p.

LEITE, M. I. F. P. O que e como desenham as crianças? Refletindo sobre condições de produção cultural da infância. 2001.183 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

LOPES, A. E. Foto-grafias: as artes plásticas no contexto da escola especial. In: KRAMER, S. (Org.) Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998. 215 p.

RINALDI, C. Reggio Emília: a imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C. (Org.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. 263 p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.