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O processo de formação de professores de educação física: realidade e desafios
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Palavras-chave

Formação. Professores. Educação Física.

Como Citar

ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Hugo Norberto. O processo de formação de professores de educação física: realidade e desafios. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 74–95, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.918. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/918. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O propósito deste trabalho foi refletir sobre a realidade e os desafios que perfazem o processo de formação de professores de Educação Física. Para tal, realizou-se uma breve análise de alguns aspectos que permeiam o processo de ensino e formação no contexto educativo, assim como discussões acerca dos processos formativos destes educadores em especial. Destacou-se ainda a história da Educação Física, de forma que esse conhecimento permite a compreensão de práticas e ações docentes desenvolvidas no ensino básico e superior. Diante desse quadro, evidenciou-se que o modelo crítico-reflexivo de formação de professores representa uma concepção dialógica e articulada com os dilemas que enfrentamos cotidianamente, constituindo-se como um desafio a ser conquistado. Com esse modelo de formação, a tarefa de ensinar é bem mais complexa e deve ser desenvolvida a partir do aprender que ser professor requer preocupações amplas de seu contexto, mas sem esquecer de que sua prática necessita estar imbricada na educação de sujeitos para o mundo e para si mesmos.

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.918
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