Banner Portal
As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno
PDF

Palavras-chave

Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.

Como Citar

MIRANDA, Lúcia; ALMEIDA, Leandro. As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 36–61, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.934. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/934. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..934
PDF

Referências

AGUÍN, I. P. et al. Diferencias en la utilización de estrategias de aprendizaje según el nivel motivacional de los estudiantes. Revista de Investigación Educativa, v.19, n.1, p. 105-126, 2001.

ALMEIDA, L. S. et al. Rendimento académico no ensino superior: estudo com alunos do 1o ano. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 14, n. 1, p. 207-220, 2007.

ALMEIDA, L. S. Rentabilizar o ensino-aprendizagem escolar para o sucesso e o treino cognitivo dos alunos. In: ALMEIDA, L. S. (Ed.). Capacitar a escola para o sucesso: orientações para a prática educativa. V. N. Gaia: Edipsico, 1993.

ALMEIDA, L. S.; LEMOS, G. Aptidões cognitivas e rendimento académico: A validade preditiva dos testes de inteligência. Psicologia, Educação e Cultura, v.9, n. 2, p.277-290, 2005.

ALTERMAN, E. R.; JOVANOVIC, J.; PERRY, M. Bias or responsitivity? Sex and achievement level effects on teachers' classroom questioning practices. Journal of Educational Psychology, v. 90, n. 3, p.516-527, 1998.

ARIAS, A. et al. Academic goals and learning quality in higher education students. Spanish Journal of Psychology, v. 12, n. 1, p.96-105, 2009

ARIAS, A. et al. Orientaciones motivacionales en estudiantes universitarios. In: CONGRESSO LUSO-ESPANHOL DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, 1., 1997, Coimbra. Actas… Coimbra: APPORT; Colégio Oficial de Psicólogos de Espanha, 1997. p.258-266

ARIAS, A. et al.Capacidad predictiva de las etas académicas sobre el rendimiento en diferentes áreas curriculares. Revista Latinoamericana de Psicologia, v.40, n.1, p.111-122, 2008

ATKINSON, J.; FEATHER, N. A theory of achievement motivation. New York: Wiley and Sons, 1966

BANDURA, A. Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, v. 28, n. 2, p. 117-148, 1993.

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.

BARRON, K. E.; HARACKIEWICZ, J. M. Achievement goals and optimal motivation: Testing multiple goal models. Journal of Personality and Social Psychology, v. 80, n.5, p.706-722, 2001

BERGEN, R. S.; DWECK, C. S. The functions of personality theories. In: WYER JUNIOR, R. S.; SRULL, T. K. (Ed.), Advances in social cognition: social intelligence and cognitive assessments of personality. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1989. (v.2).

BOEKAERTS, M.; NIEMIVIRTA, M. Self-regulated learning. Finding a balance betweenlearning goals and ego-protective goals. In: M. BOEKAERTS, P. R; PINTRICH; ZEIDNER, M. (Ed.). Handbook of self-regulation. San Diego, CA: Academic Press, 2000. p. 417-450.

BORUCHOVITCH, E.; MARTINI, M. L. As atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar e a motivação para a aprendizagem de crianças brasileiras. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 49, n. 3, p.59-71, 1997.

CABANACH, G. R. et al. Una aproximación teórica al concepto de metas académicas y su relación con la motivación escolar. Psicothema, v.8, n.1, p.45-61, 1996.

CHURCH, M. A.; ELLIOT, A. J.; GABLE, S. L. Perceptions of classroom environment achievement goals, and achievement outcomes. Journal of Educational Psychology, v.93, p.43-54, 2001.

CLEARY, T. J.; ZIMMERMAN, B. J. Self-regulation differences during athletic practice by experts, non-experts, and novices. Journal of Applied Sport Psychology, v.13, p. 61-82, 2001

DWECK, C. S. Motivational processes affecting learning. American Psychologist, v.41, n.10, p.1040-1048, 1986.

DWECK, C. S.; LEGGETT, E. L. A social-cognitive approach to motivation and personality. Psychological Review, v. 95, p. 256-273. 1988.

DWECK, C. S.; ELLIOTT, E. S. Achievement motivation. In MUSSEN, P. H.; HETHERINGTON, E. M. (Ed.). Handbook of child psychology: Social and personality development. New York: Wiley. p. 643-691, 1983. (v. 4).

ELLIOT, A. J. Approach and avoidance motivation and achievement goals. Educational Psychologist, v. 34, p.169-189, 1999.

ELLIOT, A. J. The hierarchical model of approach-avoidance Motivation. Motivation Emotion. DOI 10.1007/s11031-006-9028-7 _C Springer Science+Business Media, Inc. 2006. Disponível em: http://www.psych.rochester.edu/research/apav/publications/documents/2006_Elliot_Thehier

archicalmodelofapproachavoidancemotivation.pdf. Acesso em: ago. 2009.

ELLIOT, A. J.; McGREGOR, H. A 2x2 achievement goal framework. Journal of Personality Social Psychology, v. 80, p. 501-519, 2001

ELLIOT, A. J.; CHURCH, M. A. A hierarchical model of approach and avoidance achievement motivation. Journal of Personality Social Psychology, v.72, n. 1, p. 218-232, 1997.

ELLIOT, A. J.; HARACKIEWICZ, J. M. Approach and avoidance achievement goals and intrinsic motivation: A mediational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, v.70, p. 461-475, 1996.

ELLIOT, A. J.; NIESTA, D. Goals in the context of the hierarchical model of approach- avoidance motivation In MOSKOWITZ, G. B.; GRANT, H. (Ed.), The psychology of goals. New York, NY: The Guilford Press, p. 56-76, 2009

FARIA, L. Concepções pessoais de inteligência: na senda de um modelo organizador e integrador no domínio da motivação. Revista de Psicología, v.8, n. 1, p.13-20, 2007.

FARIA, L. Desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1998.

FERNÁNDEZ, A. G. Motivación académica: teoría, aplicación y evaluación. Madrid: Pirámide, 2005.

HARACKIEWICZ, J. M. et al. Determinants and consequences of achievement goals in the college classroom: Maintaining interest and making the grade. Journal of Personality and Social Psychology, v. 73, p. 1284-1295, 1997.

HARACKIEWICZ, J. M. et al. Predicting success in college: A longitudinal study of achievement goal and ability measures as predictors of interest and performance from freshman year through graduation. Journal of Educational Psychology, 94, p. 562-575. 2002.

HARACKIEWICZ, J. M. et al. Short-term and long-term consequences of achievement goals in college: Predicting continued interest and performance over time. Journal of Educational Psychology, v. 92, p. 315-330, 2000.

HIDI, S.; HARACKIEWICZ, J. M. Motivating the academically unmotivated: A critical issue for the 21st century. Review of Educational Research, v. 70, n. 2, p. 151-179, 2000.

LEMOS, G. et al. Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade. Revista Portuguesa de Educação, v. 22, p. 83-99, 2008.

LINNENBRINK, E. A.; PINTRICH, P. R. Motivation as an enabler for academic success. School Psychology Review, v. 31, n. 3, p. 313-327, 2002.

LINNENBRINK, E. A. The dilemma of performance-approach goals: The use of multiple goal contexts to promote students' motivation and learning. Journal of Educational Psychology, v. 97, n. 2, p. 197-213, 2005.

MCWHAW, K.; ABRAMI, P. Student goal orientation and interest: Effects on students ́ use of self-regulated learning strategies. Contemporary Educational Psychology, v. 26, p. 311-329, 2001

MARTINI, M. L.; BORUCHOVITCH, E. A teoria da atribuição de causalidade: contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas: Alínea, 2004.

MEECE, J. L. The role of motivation in self-regulated learning. In: SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. (Ed.). Self-regulation of learning and performance: issues and educational applications. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1994.

MEECE, J. L.; ANDERMAN, E. M.; ANDERMAN, L. H. Classroom goal structure, student motivation, and academic achievement. Annual Review of Psychology, v.57, p. 487-503. 2006.

MEECE, J. L.; GLIENKE, B. B.; BURG, S. Gender and motivation. Journal of School Psychology, v. 44, p. 351-373, 2006.

MIRANDA, L. et al. As metas e as atribuições causais em alunos do ensino secundário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO MINHO, 10., 2009, Braga. Actas... Braga: 2009.

MIRANDA, L. et al. Contributos para o estudo das propriedades psicométricas do Questionário das Atribuições Causais para os Resultados Escolares (QARE). In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: FORMAS E CONTEXTOS”, 13., 2008, Braga. NORONHA, A. P. et al. Actas... Braga: Psiquilibrios, 2008. p. 1035-1045. ISBN: 978-989-95522-6-5.

MIRANDA, L; ALMEIDA, L. S.; ALMEIDA, A. Estudo das relações entre as atribuições para os resultados escolares o rendimento na matemática, língua portuguesa e o ano escolar. In: CONGESO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOXIA, 9., 2007, Coruña. BARCA, A. Actas... Coruña: Universidade da Coruña, 2007. p.2937-2946. ISSN: 1138-1663.

MIRANDA, L; ALMEIDA, L. S. Impacto das metas académicas no rendimento escolar: Estudo com alunos do 5o ao 9o ano de escolaridade. Psicologia e Educação, v. 2, 127-134, 2006b.

MIRANDA, L; ALMEIDA, L. S. Inventário de Metas Académicas (IMA). Braga: Universidade do Minho, 2005.

MIRANDA, L; ALMEIDA, L. S. Inventário de Metas Académicas (IMA): contributos para a sua validação em alunos do 2o e 3o Ciclos do Ensino Básico. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: FORMAS E CONTEXTOS”, 11., 2006, Braga. MACHADO, C. et al. (Org.) Actas... Braga: Psiquilíbrios, 2006a. p. 445-453.

MURPHY, P. K.; ALEXANDER, P. A. A motivated exploration of motivation terminology. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p.3-53, 2000.

NICHOLLS, J. Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological Review, v. 91, p. 328-346, 1984.

NICHOLLS, J. et al. Individual differences in academic motivation: Perceived ability, goals, beliefs, and values. Learning and Individual Differences, v. 1, p. 63-84, 1989.

PINTRICH, P. R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of Educational Psychology, v. 95, n.4, p. 667-686. 2003a.

PINTRICH, P. R. An achievement goal theory perspective on issues in motivation terminology, theory, and research. Contemporary Educational Psychology, V. 25, p. 92-104, 2000b.

PINTRICH, P. R. Continuities and discontinuities: Future directions for research in educational psychology. Educational Psychologist, v. 29, n.3, p. 137-148, 1994.

PINTRICH, P. R. Motivation and classroom learning. In: REYNOLDS, W. M.; MILLER, G. E. (Ed.). Handbook of psychology: educational psychology New York: John Wiley & Sons, 2003b. p. 103-122. (v.7).

PINTRICH, P. R. Multiple goals, multiple pathways: The role of goal orientation in learning and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 92, p. 544-555, 2000a.

PINTRICH, P. R.; MARX, R.W.; BOYLE, R. A. Beyond cold conceptual change: the role of motivational beliefs and classroom contextual factors in the process of conceptual change. Review of Educational Research, v.63, n.2, p. 167-199. 1993.

PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. Motivation in education: theory, research, and applications. 2nd ed. Upper Saddle, NJ: Prentice-Hall, 2002.

PINTRICH, P. R.; GARCIA, T. Student goal orientation and self-regulation in the college classroom. In: MAEHR, M. L.; PINTRICH, P. R. (Ed.). Advances in motivation and achievement. Greenwich, CT: JAL, 1991. p. 371-402

PINTRICH, P. R.; SCHRAUBEN, B. Students ́ motivational beliefs and their cognitive engagement in classroom academic tasks. In: SCHUNK, D.; MEECE, J. (Ed.). Student perceptions in the classroom: causes and consequences. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1992. p. 149-183

RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for educational excellence. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1986.

ROSÁRIO, P.; ALMEIDA, L. Leituras construtivistas da aprendizagem. In: MIRANDA, G.; BAHIA, S. (Org.). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D’Água, 2005. p. 141-165.

RYAN, A.M.; PATRICK, H. The classroom social environment and changes in adolescents’ motivation and engagement during middle school. American Educational Research Journal, v. 38, p. 437-460, 2001.

SKAALVIK, E. Self-enhancing and self-defeating ego orientations: Relations with task and avoidance orientation, achievement, self-perceptions and anxiety. Journal of Educational Psychology, v. 89, p. 71-81, 1997.

STERNBERG, R. J. The triarchic mind: a new theory of human intelligence. New York: Viking, 1988.

STERNBERG, R. J. Inteligência de sucesso. Lisboa: Esquilo, 2005.

TORRES, M. C. G. La motivación académica: sus determinantes y pautas de intervención. Pamplona: EUNSA, 1999

ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: A social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P. R., ZEIDNER, M. (Ed.). Handbook of self-regulation. San Diego, CA: Academic, 2000. P. 13-39.

URDAN, T.; SCHOENFELDER, E. Classroom effects on student motivation: Goal structures, social relationships, and competence beliefs. Journal of School Psychology, v. 44, n.5, p. 331-349, 2006.

WOLTERS, C. A. Advancing achievement goal theory: Using goal structures and goal orientations to predict students’ motivation, cognition and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 96, p. 236-250, 2004.

WEINER, B. An attributional theory of motivation and emotion. New York: Springer-Verlag, 1986.

WEINER, B. Human motivation: metaphors, theories and research. New Bury Park, CA: Sage, 1992.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.