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Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar
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Palavras-chave

Motivação. Aprendizagem. Insucesso escolar.

Como Citar

POCINHO, Margarida. Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 168–186, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/940. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..940
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