Banner Portal
Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina
PDF

Palavras-chave

Motivação. Monitoria. Avaliação da aprendizagem. Rendimento escolar. Escala de motivação acadêmica.

Como Citar

SOBRAL, Dejano Tavares. Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 228–248, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.943. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/943. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..943
PDF

Referências

CLATWORTHY, J.; BUICK, D.; HANKINS, M.; WEINMAN, J.; HORNE, R. The use and reporting of cluster analysis in health psychology: A review. British Journal of Health Psychology, v. 10, n. 3, p.329-358, 2005.

CLONINGER, C. R.; SVRAKIC, D. M.; PRZYBECK, T. R. A psychobiological model of temperament and character. Archives of General Psychiatry, v. 50, n. 12, p.975-990, 1993.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. A motivational approach to self: integration in personality. In: DIENSTBIER, R. (Org.). Nebraska symposium on motivation. Lincoln, NE: University of Nebraska Press, 1991. p.237-288. (v. 38 – Perspectives on motivation).

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Facilitating optimal motivation and psychological well-being across life’s domains. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.14-23, 2008.

DECI, E. L.; VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; RYAN, R. M. Motivation in education: the self-determination perspective. Educational Psychologist, v. 26, n. 3/4, p.325-346, 1991.

DECI, E. L.; RYAN, R. M.; WILLIAMS, G. C. Need satisfaction and the self-regulation of

learning. Learning and Individual Differences, v. 8, n. 3, p.165-183, 1996.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: human needs and the self- determination of behavior. Psychological Inquiry, v.11, n. 4, p.227-268, 2000.

FAIRCHILD, A. J.; HORST, S. J.; FINNEY, S. J.; BARRON, K. E. Evaluating existing and new validity evidence for the Academic Motivation Scale. Contemporary Educational Psychology, v. 30, n. 3, p.331-358, 2005.

GUAY, F.; MAGEAU, G. A.; VALLERAND, R. J. On the hierarchical structure of self- determined motivation: A test of top-down, bottom-up, reciprocal, and horizontal effects. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 29, n. 8, p.992-1004, 2003.

GUAY, F.; RATELLE, C. F.; CHANAL, J. Optimal learning in optimal contexts: the role of self-determination in education. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.233-240, 2008.

GUAY, F.; VALLERAND, R. J. Social context, students' motivation, and academic achievement: Toward a process model. Social Psychology of Education, v.1, n. 3, p.211-233, 1996.

HOWELL, D. C. Statistical Methods for Psychology. 5. ed. Pacific Grove, CA: Duxbury, 2002.

KOENS, F.; MANN, K. V.; CUSTERS, E. J. F. M.; TEN CATE, O. T. Analysing the concept of context in medical education. Medical Education, v. 39, n. 12, p.1243-1249, 2005.

KOESTNER, R.; LOSIER, G. F. Distinguishing three ways of being internally motivated: A closer look at introjection, identification, and intrinsic motivation. In: DECI, E. L.; RYAN, R. M. (Org.). Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002, p.101-121.

MANN, K. V. Motivation and medical education: how theory can inform our practice. Academic Medicine, v. 74, n. 3, p.237-239, 1999.

MISCH, D. A. Andragogy and medical education: Are medical students internally motivated to learn? Advances in Health Sciences Education, v. 7, n. 2, p.153-160, 2002.

PATRICK, H.; WILLIAMS, G. C. Self-determination in medical education. Encouraging medical educators to be more like blues artists and poets. Theory and Research in Education, v. 7, n. 2, p.184-193, 2009.

RATELLE, C. F.; GUAY, F.; VALLERAND, R. J.; LAROSE, S.; SENÉCAL, C. Autonomous, controlled, and amotivated types of academic motivation: a person-oriented analysis. Journal of Educational Psychology, v. 99, n. 4, p.734-746, 2007.

REEVE, J.; DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-determination theory: a dialectical framework for understanding socio-cultural influences on student motivation. In: VAN ETTEN, S.; PRESSLEY, M. (Org.). Big Theories Revisited. Greenwich, CT: Information Age Press, 2004, p.31-60.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p.54-67, 2000.

SOBRAL, D. T. Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina: relação com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 1, p.56-65, 2008.

SOBRAL, D. T. Espectro de motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 1, p.25-31, 2003.

SOBRAL, D. T. What kind of motivation drives medical students learning quests? Medical Education, v. 38, n. 9, p.950-957, 2004.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 5 ed. Boston: Pearson, 2007.

TANAKA, M.; MIZUNO, K.; FUKUDA, S.; TAJIMA, S.; WATANABE, Y. Personality traits associated with intrinsic motivation in medical students. Medical Education, v. 43, n. 4, p.384-387, 2009.

VALLERAND, R. J. Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In: ZANNA, M. P. (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology, v. 29. San Diego: Academic Press, 1997, p.271-360.

VALLERAND, R. J.; BLAIS, M. R.; BRIERE, N. M.; PELLETIER, L. G. Construction et validation de l`Echelle de Motivation en Education. Canadian Journal of Behavioural Sciences, v. 21, n. 3, p.323-349, 1989.

VALLERAND, R. J.; RATELLE, C. F. Intrinsic and extrinsic motivation: a hierarchical model. In: DECI, E.L.; RYAN, R.M. (Org.). Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002, p.37-64.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; BLAIS, M. R.; BRIÈRE, N. M.; SENÉCAL, C.; VALLIÈRES, E. F. On the assessment of intrinsic, extrinsic and amotivation in education: evidence on the concurrent and construct validity of the Academic Motivation Scale. Educational and Psychological Measurement, v. 53, n. 1, p.159-172, 1993.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; KOESTNER, R. Reflections on self-determination theory. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.257-262, 2008.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; BLAIS, M. R.; BRIÈRE, N. M.; SENÉCAL, C.; VALLIÈRES, E. F. The Academic Motivation Scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, v. 52, n. 4, p.1003- 1017, 1992.

VANSTEENKISTE, M.; SOENENS, B.; VERSTUYF, J.; LENS, W. ‘What is the usefulness of your schoolwork?`: The differential effects of intrinsic and extrinsic goal framing on optima learning. Theory and Research in Education, v. 7, n. 2, p.155-163, 2009.

WILLIANS, G. C.; DECI, E. L. Internalization of biopsychosocial values by medical students: a test of self-determination theory. Journal of Personality and Social Psychology, v. 70, n. 4, p.767-779, 1996.

WILLIANS, G. C.; DECI, E. L. The importance of supporting autonomy in medical education. Annals of Internal Medicine, v. 129, n. 4, p.303-308, 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.