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Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
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Palavras-chave

Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.

Como Citar

FONSECA, Marília Saldanha da. Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 329–346, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.948. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..948
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