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Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
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Palavras-chave

Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.

Como Citar

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 203–222, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.986
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