Banner Portal
v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais
Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais

Editorial

1-5
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.782
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.782
6-10
Editorial: English
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.783
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.783

Apresentação

11-12
Apresentação
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.784
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.784
13-14
Apresentation: English
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.785
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.785

Artigos

Ana Claudia Balieiro Lodi, Maria Cecília de Moura
1-13
Primeira língua e constituição do sujeito: uma transformação social
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.786
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.786
Madalena Klein, Márcia Lise Lunardi
14-23
Surdez: um território de fronteiras
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.787
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.787
Marina Velosa Simões
24-33
A língua de sinais como foco de construção do imaginário no brincar de crianças surdas
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.788
Raquel Silva Soares
34-46
Multiculturalismo e linguagem: literatura surda, o caminho contrário ao esquecimento
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.789
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.789
Carmen Sanches Sampaio
47-57
A presença de uma aluna surda em uma turma de ouvintes: possibilidade de (re)pensar a mesmidade e a diferença no cotidiano escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.790
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.790
Fabiano Souto Rosa
58-64
Literatura surda: criação e produção de imagens e textos
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.791
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.791
Heloísa Andréia Vicente de Matos
65-75
Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.792
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.792
Ivani Rodrigues Silva, Rosana Cheffer
76-87
A construção de histórias por alunos surdos: aprendizagem coletiva
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.793
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.793
Liliane Ferrari Giordani
88-97
Língua escrita: letras (im) prováveis na educação de jovens e adultos surdos
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.794
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.794
Lodenir Becker Karnopp
98-109
Literatura Surda
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.795
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.795
Zilda Maria Gesueli, Lia de Moura
110-122
Letramento e surdez: a visualização das palavras
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.796
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.796
Andréa da Silva Rosa
123-135
A (im)possibilidade da fidelidade na interpretação da língua brasileira de sinais
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.797
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.797
Gladis Perlin
136-147
A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais (ILS)
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.798
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.798
Paula Michelle da Silva Pereira
148-157
As marcas do intérprete de língua de sinais na escola inclusiva
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.799
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.799
Vanessa Regina de Oliveira Martins
158-167
Implicações e conquistas da atuação do intérprete de língua de sinais no Ensino Superior
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.800
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.800
Ronice Muller de Quadros
168-178
Efeitos de modalidade de língua: as línguas de sinais
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.801
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.801
Sandra Patrícia de Faria
179-199
Metáfora na LSB: debaixo dos panos ou a um palmo debaixo dos nossos narizes
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.802
Tanya Amara Felipe
200-217
Os processos de formação de palavra na Libras
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.803
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.803
Fernando Cesar Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
218-228
Leitura de estudantes surdos: desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.804
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.804

Dossiê

Luis E. Behares
229-244
La enseñanza en el campo de la sordera. Reflexiones desde la teoría del acontecimiento didáctico
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.805
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.805
Karin Lilian Strobel
245-254
A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.806
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.806
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
255-265
Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.807
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.807
Regina Maria de Souza
266-281
Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.808
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.808

Relato de Experiência

Marianne Rossi Stumpf
282-291
Práticas de bilingüismo – relato de experiência
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.809
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.809
Myrna Salerno Monteiro
292-305
História dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da Libras no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.810
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.810