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Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
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Palavras-chave

Educação em Tempo Integral. Amazônia. Diversidade

Como Citar

COLARES, Anselmo Alencar; SOUZA, Rosana. Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 247–266, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643713. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A educação em tempo integral está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e no Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2011). Sua concretização enquanto Política Nacional deu-se a partir do Programa Mais Educação. O atual PNE (2014-2024) propõe metas que intensificam as ações destinadas a ampliação do número de escolas em tempo integral. No estado do Amazonas a escola de tempo integral agrega um universo cultural complexo de raça, etnia, gênero, religião e orientação sexual. O público alvo são as populações consideradas vulneráveis. Face a essa realidade, o artigo aborda as interfaces e os desafios em uma escola de tempo integral no Amazonas, considerando a diversidade presente no cotidiano da escola.Realizou-se levantamento e estudo da literatura sobre a educação em tempo integral, formação docente, e diversidade, entrevistas semiestruturadas com professores, a gestora e o coordenador pedagógico da SEDUC/Parintins. Constatou-se que a Política Nacional de Educação em Tempo Integral não considera a formação integral necessária a transformação social do educando. Com isso se questiona a concepção de integralidade assumida, que deveria pautar-se no reconhecimento, dignidade e transformação social dos estudantes, e não apenas prolongar o tempo de permanência do estudante na escola.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643713
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Referências

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