Vol. 16 No. 69: set. 2016
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
About
Sobre o Periódico
Submissões
Rules
Reviewers
Editorial Team
Contact
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
´Policies
Copyrights
Open Access
Archiving
Similarity and Plagium
Crossmark Retraction
Revisão por pares
Ethics
Privacy
Publication Fees
Announcements
Outros periódicos
Buscar
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Vol. 16 No. 69
Published February 23, 2017
set. 2016
Editorial
Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
Editorial
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648343
Artigos
Sara Pinheiro, Eunice Macedo
4-15
Cidadania nacional e europeia na educação: um olhar a partir do contexto português
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648233
Alberto Damasceno
16-32
Pombal, a modernidade e as origens da reforma de ensino na América portuguesa e Portugal
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648240
Dércio Pena Duarte, Silvio Sánchez Gamboa
33-51
A legislação educacional paraense e o projeto liberal civilizador: entre discursos e práticas (1841-1870)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648232
Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
52-75
De “nocivo à educação geral” à “templo do saber”: as transformações no gymnasio paes de carvalho na primeira república
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648236
Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Clarice Nascimento de Melo
76-86
Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648237
Maria José Aviz do Rosário
87-99
O pensamento tecnocrático e autoritário na educação brasileira, de 1964 a 1985
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648239
Marco Antonio Oliveira, Cláudia Barbosa Lôbo, Gedeli Ferrazzo
100-123
As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644345
Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Célio da Cunha
124-139
A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648241
Valéria Moreira Rezende, Rogéria Moreira Rezende Isobe
140-149
Professores sob o olhar vigilante do estado: o sistema de recompensas e punições como estratégia de modelização da prática docente em Minas Gerais
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645287
Jorge Luis D'Avila, Christiane Caetano Martins Fernandes
150-161
Processo histórico de elaboração dos documentos curriculares para a educação física na rede pública municipal de ensino de Campo Grande – MS
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645213
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
162-186
O atendimento educacional no interior da Amazônia: o município de Belterra
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648238
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Emmanoel Lima Ferreira, Frederico Jorge Ferreira Costa
187-204
A pátria educadora e o abandono da educação superior: a predominância dos interesses dos empresários da educação
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643831
Luciana Canário Mendes, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
205-221
O processo de interiorização da educação superior em Vitória da Conquista/Bahia: a FFPVC
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643876
Mário José Puhl
222-232
O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645281
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Robson Borges Maia, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Luciana Maria Caetano, Teresa Kazuko Teruya
233-244
Limites e possibilidades de uma pedagogia para a modernidade líquida
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643931
Adriana Regina de Jesus Santos, Rogerio da Costa, Claudia Chueire de Oliveira, Helio Jose Luciano, Nathalia Martins
245-254
Alguns limites e possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645118
Alceu Zoia, Odimar João Peripolli
255-266
Terra de negócio versus terra de trabalho: a terra como um direito para além do aparato legal
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643924
Glez Rodrigues Freitas Bentes, Anselmo Alencar Colares
267-285
A casa familiar rural e a política de educação do campo: história de resistência do movimento social no oeste paraense
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648231
Rodrigo Freese Gonzatto, Luiz Ernesto Merkle
286-310
Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644246
Romeu Adriano da Silva
311-335
Tendências do marxismo: “ontologia do ser social” e anti-engelsismo.
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645330
Daniela Brusamarelo, Angélica Ramos da Luz, Dilene Gomes Miranda, Sandra Regina Longhin, Luciene Lima de Assis Pires
336-346
A educação ambiental no contexto da evolução da ciência, tecnologia e sociedade
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643923
Resenha
Cláudio Rodrigues da Silva
347-349
Contribuições para a história e a historiografia da educação rural, do ruralismo pedagógico e da educação do campo
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646339
Rodrigo Tarcha Amaral de Souza
350-352
O perfil profissional docente no Brasil: prospectos e prognósticos
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646343
Resumo
Josemar Farias da Silva
353-353
Um olhar da psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
PDF (Portuguese)
Silvino Areco
354-354
A acumulação primitiva nos domínios ultramarinos: educação e trabalho nas reduções jesuíticas do Paraguai (1549-1767), o caráter singular e o universal
PDF (Portuguese)
Nicholas Cardoso Gomes da Silva
355-355
Série fontes: reflexões sobre as ideologias presentes nos textos de leitura
PDF (Portuguese)
Eleny Brandão Cavalcante
356-356
Educação de surdos: um estudo das teses e dissertações de 1990 a 2013
PDF (Portuguese)
×
Username
*
Required
Password
*
Required
Forgot your password?
Keep me logged in
Login
No account?
Register here