Vol. 17 No. 1 (2017): jan./mar. [71]
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
About
Sobre o Periódico
Submissões
Rules
Reviewers
Editorial Team
Contact
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
´Policies
Copyrights
Open Access
Archiving
Similarity and Plagium
Crossmark Retraction
Revisão por pares
Ethics
Privacy
Publication Fees
Announcements
Outros periódicos
Buscar
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Vol. 17 No. 1 (2017)
Published July 13, 2017
jan./mar. [71]
Editorial
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, Mara Regina Martins Jacomeli
1-4
Editorial
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649882
Artigos
Jaime Caiceo Escudero
5-19
El colegio Santa Isabel de Hungría en su cincuentenario: de una inserción en comuna semi-rural ha pasado a comuna urbana
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649855
Ana Aparecida Arguelho de Souza
20-41
A literatura de Monteiro Lobato e a escola nova
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649856
Carla Villamaina Centeno
42-54
Paschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649858
Enilda Fernandes, Paulo Edyr Bueno de Camargo
55-76
A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649859
Samira Saad Pulchério Lancillotti
77-92
Escola nova, instrumentos tradicionais: a produção didática de Manoel Bersgtröm Lourenço Filho em discussão
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649860
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso, Rosely Gonçalves de Oliveira
93-116
Fernando de Azevedo: uma nova organização do trabalho didático para uma escola renovada (1927-1931)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649861
Lays Regina Batista de Macena dos Santos, Mauricéia Ananias
117-138
Talvez vos embarace o numero de meninos pobres que deve admittir cada aula: instrução pública primária - Província da Parahyba do Norte - 1849-1889
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645825
Olivia Rochadel, Leonete Luzia Schmidt
139-157
O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645836
Jean Carlo de Carvalho Costa, Maira Lewtchuk Espindola
158-173
A universidade popular na Parahyba: circulação de ideias, sujeitos e ações
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644641
Talitha Estevam Moreira Cabral, Giovanna Maria Abrantes Carvas, Denilson Santos de Azevedo
174-190
A expansão dos grupos escolares em Minas Gerais na primeira república: estudo comparado sobre a interiorização do ensino primário na zona da mata
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644867
Luciene Teresinha de Souza Bezerra, Betania de Oliveira Laterza Ribeiro, José Carlos Souza Araujo
191-213
Expansão educacional no Sudeste e migração em Minas Gerais: impactos na alfabetização da população de Ituiutaba (1956-1971)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645283
Ana Carolina Costa Pereira, Daniele Esteves Pereira
214-229
Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645234
Margarita Victoria Rodríguez
230-248
História da institucionalização dos direitos sociais: princípios e conceitos
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649862
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos
249-273
Política de incentivo à leitura no governo Zaire Rezende (1983-1988)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645018
Edwylson de Lima Marinheiro, Maria José Ferreira Ruiz
274-289
Percurso político e histórico do Programa Dinheiro Direto na Escola e a parceria público-privada na gestão escolar
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643987
Milena Abadia de Sousa, Gabriel Humberto Muñhoz Palafox
290-307
A ONG Ação Moradia: influência do terceiro setor na periferia
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645141
Eliane Gracy Lemos Barreto, Anselmo Alencar Colares
308-333
O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645335
Hellen Jaqueline Marques, Claudia Barcelos de Moura Abreu
334-359
Reflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645822
Ana Paula Gonçalves Fioravante, Vanise dos Santos Gomes
360-372
No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643761
Darlene Araújo Gomes, Idemar Vizolli, Jocyléia Santana dos Santos, Adriana Demite Stephani
373-396
A construção identitária da licenciatura em educação do campo na UFT: perspectivas docentes
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645405
Resenha
Jémerson Quirino de Almeida
397-400
Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649868
José Flávio Rodrigues Siqueira
401-405
O Trabalho didático em exame
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649869
×
Username
*
Required
Password
*
Required
Forgot your password?
Keep me logged in
Login
No account?
Register here