Vol. 14 No. 60: dez. 2014
Revista HISTEDBR On-line
Revista HISTEDBR On-line
About
Sobre o Periódico
Submissões
Rules
Reviewers
Editorial Team
Contact
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
´Policies
Copyrights
Open Access
Archiving
Similarity and Plagium
Crossmark Retraction
Revisão por pares
Ethics
Privacy
Publication Fees
Announcements
Outros periódicos
Buscar
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Login
Register
Blog PPEC
Change the language. The current language is:
English
Spanish
Portuguese
Vol. 14 No. 60
Published April 27, 2015
dez. 2014
Este número da Revista HISTEDBR Online foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/GT Campo Grande, MS.
Editorial
Maria Angélica Cardoso, Silvia Helena Andrade de Brito
1-2
Editorial
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640544
Dossiê
Adrián Ascolani
3-20
El agrónomo Silvio Spangenberg y la consolidación de la Escuela Nacional de Agricultura de Casilda (1900-1928)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640545
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
21-37
“Elementos de álgebra” by Cristiano Benedito Ottoni: analysis of a didactic tool in the 19th century
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640546
Enilda Fernandes
38-61
O trabalho didático na obra de Calkins: a alfabetização segundo o método intuitivo
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640547
Jémerson Quirino de Almeida, Carla Villamaina Centeno
62-77
Os cadernos de história do estado de São Paulo (2008-2010)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640548
Iara Augusta da Silva
78-94
A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640549
Maria Lucia Paniago
95-114
A utilização do “livro” didático na sociedade do capital
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640550
Ana Aparecida Arguelho de Souza, Graciela Fátima Granetto
115-133
A literatura na organização didática da escola moderna: em um caminho de perdas, a expressão de uma sociedade utilitarista
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640551
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso
134-157
Fernando de Azevedo (1894-1974): uma mesma obra e suas várias leituras
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640552
Andréia Laura de Moura Cristaldo
158-180
A formação de professores para a educação em direitos humanos analisada sob a ótica da organização do trabalho didático: tecendo algumas considerações
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640553
Artigos
Simone Fátima Flach
181-199
Influências e determinações para a oferta da escolaridade obrigatória no Brasil
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640554
Adriana do Carmo de Jesus, Júlia Mazinini Rosa, Maria Cristina dos Santos Bezerra
200-214
Educação do campo e política educacional em debate: apontamentos sobre a formação da classe trabalhadora rural na atualidade
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640555
Francisco Carlos Franco, Rosalia Maria Netto Prados
215-229
História do ensino e discursos político-educacionais na educação de São Paulo
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640556
Djanira Ribeiro Santana
230-245
Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640557
Silmara Fatima Cardoso
246-259
Narrativas e representações de um percurso educacional e de um ideário educativo estrangeiro nas cartas de uma educadora
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640558
André Silva Martins, Leonardo Docena Pina, Lúcia Aparecida de Ávila, Raiza Dias de Almeida
260-272
Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640559
Evelyn Fernandes Faheina
273-283
A instrução programada proposta por Skinner e o uso de recursos audiovisuais na educação: considerações sobre a pedagogia tecnicista no Brasil
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640560
Marcelo Pinheiro Cigales
284-296
Ideias pedagógicas de uma sociologia cristã: notas sobre um compêndio de sociologia da década de 1940
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640561
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
297-312
A atuação jesuítica nas propostas de periodização dos manuais de história da educação brasileira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640562
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
313-323
A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563
Juscimar Maria de Paula, Armindo Quilicci Neto
324-345
As categorias freireanas e a educação popular na perspectiva do filme Tristeza do Jeca
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640564
Alberto Damasceno
346-362
Notas sobre a reforma pombalina da instrução em Portugal e na América portuguesa
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640565
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho
363-383
As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566
Matheus Bernardo Silva, Lígia Regina Klein
384-397
Apontamentos sobre a concepção fenomenológica do “se-movimentar” na educação física escolar: uma crítica elucidada pela pedagogia histórico-crítica
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640567
Maria Helena Cicci Romero, Maria Aparecida Alves Silva, Kênia Guimarães Furquim Camargo, Juscimar Maria de Paula
398-410
O lugar do Grupo Escolar César Bastos no contexto histórico-educacional de Rio Verde (1947–1961)
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640568
Resenha
André Luiz da Motta Silva, Silvia Helena Andrade de Brito
411-415
As muitas facetas do sociólogo e educador Fernando de Azevedo
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640569
Resumo
Claudinei Frutuoso
416-416
As políticas de educação integral em Ariquemes-Rondônia: uma análise do projeto burareiro de educação integral e do programa mais educação
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640570
Maria Angélica Cardoso
417-417
A organização do trabalho didático nas escolas isoladas paulistas: 1893 a 1932
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640571
Expediente
Expediente
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640572
×
Username
*
Required
Password
*
Required
Forgot your password?
Keep me logged in
Login
No account?
Register here