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Ferrovia e trabalho: o caso do patrimônio ferroviário paulista
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Palavras-chave

Unificação
Privatização
Trabalho

Como Citar

Zambello, M. H. (2011). Ferrovia e trabalho: o caso do patrimônio ferroviário paulista. Labor E Engenho, 5(3), 32–50. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i3.126

Resumo

Este artigo apresenta o processo de unificação e privatização das estradas de ferro paulista, a partirda configuração das relações de trabalho estabelecidas nos anos 1970. Por meio do relato de um antigo ferroviário é possível compreender as razões da decadência ferroviária, que vão além da mera concorrência rodoviária. Se no passado as ferrovias significavam progresso e eram grandes empregadoras de trabalhadores, hoje representam abandono. Assim como prédios de oficinas, estações, moradias operárias, o sentido do patrimônio ferroviário está ligado à história do trabalho na ferrovia. A privatização subtraiu os elementos que reproduziam a identidade ferroviária.

https://doi.org/10.20396/lobore.v5i3.126
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Referências

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