Banner Portal
A institucionalização da Memória e da História do setor elétrico paulista
PDF

Palavras-chave

Setor elétrico. Institucionalização da memória. Memória empresarial. Preservação de acervo. Divulgação de acervo

Como Citar

Diniz, R. de O. (2015). A institucionalização da Memória e da História do setor elétrico paulista. Labor E Engenho, 9(1), 93–103. https://doi.org/10.20396/lobore.v9i1.2097

Resumo

A história do setor elétrico não pode só responder a questões teóricas típicas dos historiadores que a pesquisam e produziram os trabalhos que já constituem um corpo significativo de conhecimento científico. O trabalho de preservação e divulgação da memória dos empreendimentos ligados à produção e uso da energia elétrica pode e deve também responder a questões de gestão desses empreendimentos como negócios e como concessão de serviço público. As diversas iniciativas de institucionalização da memória e da história do setor elétrico paulista, a partir dos anos 1980, são reflexos da conjuntura institucional do setor.
https://doi.org/10.20396/lobore.v9i1.2097
PDF

Referências

BOLETIM Histórico, Cadernos História & Energia, Revista Memória e Memória Eletropaulo, A História da Light, São Paulo Registros, Exposição Cidade Iluminada, Seminário História & Energia.

CARR, Edward Hellet. O que é história? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

DINIZ, Renato de Oliveira. Cem Anos de História e Energia. São Paulo: Via das Artes, 2012.

DINIZ, Renato de Oliveira. Funcesp: 45 anos para o futuro, 1969-2014. São Paulo: Perfil Cultural, 2014.

MARANHÃO, Ricardo; MATEOS, Simone Biehler. Cem Anos de História e Energia. São Paulo: Andreato, 2012.

MORTATI, Débora M. de A. N. A implantação da Hidreletricidade e o processo de ocupação do território no interior paulista (1890-1930), 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Campinas: UNICAMP, 2013.

SANTOS FILHO, Gildo Magalhães dos (org.). História e Energia: Memória, Informação e Sociedade. São Paulo: Alameda, 2012.

TOTINI, B.; GAGETE, E. Beth Totini e Élida Gagete. “Memória Empresarial, uma análise da sua evolução”, In: Paulo Nassar. Memória de Empresa: história e comunicação de mãos dadass a construir o futuro das organizações, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE, 2004.

TRÓIA, Rosane; DINIZ, Renato; FERREIRA, Tânia. Museu Descentralizado. Revista Memória, São Paulo, Eletropaulo/Departamento de Patrimônio Histórico, nº 9, out./nov./dez. 1990, pp. 51-56.

Web CPFL. http://www.cpfl.com.br

YAGUI, Mirian. Museus e patrimônio industrial: um estudo sobre a musealização do setor elétrico no estado de São Paulo, 2014. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.