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Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word já formatado no template da revista.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
  • O artigo inclui título em português e inglês, resumo e abstract (mínimo de 200 e máximo 250 palavras) e palavras-chave e keywords (três a cinco palavras). O artigo em sua totalidade tem de 5000 a 8000 palavras, considerando todo o texto e incluindo tabelas, notas e referências (no caso de artigos de revisão, a contagem deve excluir as referências). No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos acadêmicos e de jovens pesquisadores), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares foram seguidas. A identificação de autoria deste trabalho foi removida (do arquivo submetido e da opção Propriedades no Word), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e do processo de avaliação.
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.
  • Todas figuras, tabelas e quadros têm fonte declarada.
  • Existindo fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas), estas foram informadas. Seguir recomendação da FAPESP http://agencia.fapesp.br/17484 ou da CAPES http://www.sibi.usp.br/noticias/obrigatoriedade-de-citacao-da-capes-nova-portaria-em-vigor/
  • As referências bibliográficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações. Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil [http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf] ou similares em outros países. Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

  • Taxas para publicação: O processo de submissão e avaliação de artigos não tem custo. Caso o artigo seja aceito para publicação, caberá aos autores arcar com os custos de revisão de redação (ortográfica e gramatical) e de normatização padrão ABNT, a serem pagos diretamente ao profissional indicado pela revista.

Diretrizes para Autores

CADASTRO NO SISTEMA:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URLEndereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

METADADOS:

Sobre os metadados dos autores, submeter TODOS os itens, tanto os obrigatórios como os opcionais. Inserir sempre em português e em inglês.  Em nome do autor incluir todos os nomes, exceto o último sobrenome. Em sobrenome do autor incluir apenas o último sobrenome. Inserir o e-mail principal correspondente ao também informado no ORCID. Informar o URL (http) do CVlattes e do ORCID. Informar a filiação incluindo o nome por extenso da instituição de vínculo (não incluir, departamento, laboratório, ...). Informar a biografia resumida apenas incluindo a titulação mais recente e o vínculo atual (e.g. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Faculdade de Engenharia Civil, Arquiteutura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas).

Sobre os metadados do artigo, incluir título, resumo e referências igualmente ao manuscrito, tanto em português como êm inglês.  Informar a área em que o artigo se enquadra, escolhendo entre Arquitetura, Urbanismo e Construção e uma subárea correpondente como listado na tabela de áreas de conhecimento do CNPq ou CAPES. Informar as palavras-chave igualmente ao manuscrito. Inserir cada palavra-chave individualmente. Informar a cobertura do estudo: geograficamente e temporalmente (Brasil; contemporâneo). Informar o tipo de manuscrito como texto (em português) e text (em inglês). Informar as agências de fomento se o estudo recebeu apoio financeiro.

PADRÃO DE FORMATAÇÃO:

Os artigos devem ser submtidos já no formato final de publicação da revista em arquivo .doc ou .docx em português, inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, sendo submetido na seção de Comunicações, então modificações devem ser destacadas no texto com a fonte em azul. 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:

Documentos suplementares podem ser necessários como por exemplo autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.

É requerido a partir de 2021 submeter um documento em conjunto com o manuscrito que explicita a contribuição de cada autor em forma de quadro como apresentado no Quadro 2 do Template de submissão do manuscrito. A contribuição de cada autor deve ser caracterizada segundo a Taxonomia CRediT (http://credit.niso.org/). Deve-se nomear, pela sigla correspondente ao nome do autor (e.g. Paulo Mendes da Rocha, PMR; Holmer Savastano Junior, HSJR), os autores envolvidos em cada tipo de contribuição .

Os tipos de contribuição de autoria são:

  • Conceituação: Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
  • Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
  • Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
  • Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto conducente a esta publicação.
  • Investigação: Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
  • Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  • Administração de projetos: Responsabilidade de gestão e coordenação pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  • Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  • Programas: Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  • Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
  • Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
  • Visualização: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
  • Escrita - rascunho original: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
  • Escrita - revisão e edição: Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

COMENTÁRIOS AO EDITOR:

Caso a submissão se trate de uma resubmissão é necessário incluir em COMENTÁRIOS AO EDITOR um texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também faz-se necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores significativas modificações incorporadas ao texto.

DEVERES A SEREM OBSERVADOS:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Turnitin para verificação de similaridade dos manuscritos. O limite máximo aceitável de similaridade é de: 20% para artigos submetidos às seções de Artigos, Artigos de Revisão ou Dossiê e 30% para artigos submetidos à seção de Comunicação, considerando resumos e artigos compatos dos próprios autores prioritariamente acumulado com outras fontes.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.  Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o auto-plágio. Os autores também não devem submer de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

PADRÕES BIBLIOGRÁFICOS:

As referências devem seguir formatação ABNT assim como citação das mesmas no texto. Seguem exemplos de referências: norma, legislação, livro, website, artigo em proceedings, artigo em periódico, artigo em anais, trabalhos acadêmicos, e mapa.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

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OLIVEIRA E SOUSA, M. N. P.; MOREIRA, D. C. Aplicação da linguagem de padrões à valiação de projetos de biblioteca pública. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 7-25, jul./dez. 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v8i2.80946

RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13., Belo Horizonte, 1989. Anais […]. Belo Horizonte: ANPAD, 1989a. p. 455-468.

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SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. [ Florianópolis], 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.

Artigos

Textos originais de um estudo científico englobando produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na temática da revista.

Dossiê

Essa seção compreende artigos científicos submetidos em chamadas temáticas. 

Artigos de revisão

Para esta seção espera-se a submissão de artigos de Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL). O termo sistemático significa que a revisão deve ser realizada de acordo com um método desenhado para garantir que a revisão será imparcial, precisa, auditável, replicável e atualizável. 

Comunicações

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos científicos no formato de resumo estendido ou artigo curto, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

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