Banner Portal

Pro-Posições

Edição Atual

v. 34 (2023)
Publicado em fevereiro 24, 2023

Escopo: Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos. O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial. São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora.
Qualis: A1
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1990
e-ISSN:  1980-6248
Título abreviado: Pro-Posições
E-mail: proposic@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Prefixo DOI: 10.1590 (SciELO)
Licença Creative Commons

Dossiê A

José Silva, José Sepulveda
e20210040
O Projeto Porto Maravilha e os 450 anos da cidade do Rio: sobre realces e silenciamentos
REMOTO REMOTO (English)
Octavio Zimbico
e20210087
A construção da identidade moçambicana colonial e pós-colonial através de projetos de escolarização: desde 1930 até 1990
REMOTO REMOTO (English)
Andrés Laínez
e20210042
Processos de emancipação na América Central: civilizar, educar e instruir (1820-1821)
REMOTO REMOTO (English)
Margarida Felgueiras
e20210063
Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado
REMOTO REMOTO (English)
Maria Souza
e20210043
Emancipação brasileira e princípios da boa educação na capital do Brasil (1827 - 1839)
REMOTO REMOTO (English)
Agustina Corica, Milena Arancibia, Ana Miranda
e20200049
La integralidad en la formación de las trayectorias laborales de egresados de la escuela secundaria técnica: la configuración de los procesos de inserción laboral en distintas jurisdicciones de Argentina
REMOTO (Español (España)) REMOTO (English)
Dirce Zan, Aparecida Neri de Souza
e20200092
Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores
REMOTO REMOTO (English)
José Humberto da Silva
e20200107
Trajetórias de trabalho: empregos precários e inserções provisórias
REMOTO REMOTO (English)
Patrícia Vieira Trópia, Davisson Charles Cangussu de Souza
e20210033
As portas permanecem semiabertas: estudantes trabalhadores nas universidades federais
REMOTO REMOTO (English)
Prisca Kergoat
e20200137
A imposição a escolher. Da humilhação ao sentimento de injustiça
REMOTO
Rosalía Meníndez-Martínez
e20210048
A Independência do México vista da escola: história e sua escrita nos livros didáticos, 1821-1911
REMOTO (Español (España))

Artigos

e20200045
Habitus de gênero: tensionamentos ao conceito de habitus em Bourdieu
REMOTO REMOTO (English)
e20210072
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): tensões e disputas quanto ao sexo em pelo no currículo bareback
REMOTO REMOTO (English)
e20210003
A formação do habitus religioso e os estabelecimentos de ensino confessionais conveniados com o Estado: questões e conflitos
REMOTO REMOTO (English)
e20210055
Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo
REMOTO REMOTO (English)
e20200071
Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
REMOTO REMOTO (English)
e20210101
Um ato de liberdade: movimento de estudantes secundaristas em São Paulo, 2015
REMOTO REMOTO (English)
e20210124
Educación y adoctrinamiento: una mirada desde la educación radical e inclusiva
REMOTO (Español (España))
e20210056
Agência e autonomia: construção coletiva de conhecimento sobre as diferenças sociais com base em sexo e gênero
REMOTO REMOTO (English)
e20220012
Habermas e Paulo Freire: para além dos lugares-comuns
REMOTO REMOTO (English)
e20210132
Protagonismo juvenil no ensino médio: reflexões acerca da elaboração e implementação dos jogos interclasses
REMOTO REMOTO (English)
e20210129
Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista
REMOTO REMOTO (English)
e20210103
Segunda geração de privatização da educação paulista: a articulação sistêmica dos atores empresariais
REMOTO REMOTO (English)
e20210068
Formação continuada de longa duração: uma análise dos fatores que potencializam a mudança de concepção de professores de Educação Física
REMOTO REMOTO (English)
e20200131
Una mirada al interior de la toma de decisiones universitarias: intereses y actores en torno a la política de expansión territorial de la UdelaR entre 2007 y 2014
REMOTO (Español (España))
e20210106
Música, linguagem e formação estética: um estudo em perspectiva dialógica
REMOTO REMOTO (English)
e20200155
Contos de fadas na sala de aula: perspectivas de professoras atuantes na Educação Infantil
REMOTO REMOTO (English)
e20200134
Coleção de coleções: breve relato da constituição do acervo digital on-line do Programa Cinema & Educação
REMOTO REMOTO (English)
e20210002
Infância em Augusto Cury: uma análise acerca do governamento da infância no transbordamento da literatura de autoajuda na Educação
REMOTO REMOTO (English)
e20210066
Homogeneidade, heterogeneidade e práticas corporais. Esporte, Lazer, Direitos Humanos e Corpos Diversos
REMOTO REMOTO (English)
20210133
O outro como eu em Vygotsky: o conceito de deficiência a partir da experiência de um judeu em contexto antissemita
REMOTO
e20210123
A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo
REMOTO REMOTO (English)
e20220057
Do uno ao múltiplo: as didáticas de Comenius e de Montaigne e a diversidade e suas contribuições para a contemporaneidade
REMOTO REMOTO (English)
e20210071
De Malba Tahan a Mello e Souza: a construção de uma identidade (1923-1938)
REMOTO REMOTO (English)
e20220029
Potencialidades dos casos de ensino na formação de professoras iniciantes
REMOTO REMOTO (English)
e20220039
Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local
REMOTO REMOTO (English)
e20210112
Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias
REMOTO REMOTO (English)
e20210113
Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
REMOTO REMOTO (English)
e20210120
O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces
REMOTO REMOTO (English)
e20220018
Fracasso escolar e alfabetização de crianças no Projeto Principal de Educação (PPE) para a América Latina e o Caribe: (1980-2000)
REMOTO REMOTO (English)
e20210100
Professores na pandemia: fatores e condições associados à Síndrome de Burnout
REMOTO REMOTO (English)
e20220044
Docência no ensino superior: quais saberes mobilizar para formar professores?
REMOTO REMOTO (English)
e20220058
Biografemas infames – rastros de vidas docentes
REMOTO REMOTO (English)
e20220070
Pesquisar arquivos, habitar o arquivo: o caso da obra A desordem das famílias
REMOTO REMOTO (English)
e20220034
Construção de autoria no combate ao plágio: um panorama da atividade de pesquisa escolar
REMOTO REMOTO (English)
e20220053
Uma história de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles: primeira edição, editora Giroflex, 1964
REMOTO
e20220081
Reflexões sobre uma educação quixotesca em um mundo póspandemia (ou como o processo de invenção de mundo de dom quixote nos ajuda a pensar alternativas educacionais)
REMOTO
e20230070
Os trinta e cinco anos da educação na Constituição de 1988
REMOTO

Dossiê B

Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Daniele Nunes Henrique Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka
ed0120210105
O trabalho criador como vivência duplicada do ator em si e na personagem: a perejivanie (est)ética
REMOTO REMOTO (English)
Adriana Barbosa Ribeiro, Andréa Vieira Zanella
ed0220220061
O Laboratório Madalenas – Teatro das Oprimidas e as contribuições de Lev Vygotsky e Augusto Boal: entrelaçamento da arte com a vida
REMOTO REMOTO (English)
Bader Burihan Sawaia , Kelly Cristina Fernandes
ed0320210091
Teatro social dos afetos: sobre a potência da arte cênica na superação de relações opressivas na escola
REMOTO REMOTO (English)
Fernanda Liberali
ed0420210077
O desenvolvimento engajado e o teatro-brincar na constituição da coletividade
REMOTO
Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujó, Leonel Martins Carneiro
ed0520210086
Imaginação e experiência em processos criativos teatrais na infância
REMOTO
Erickaline Bezerra de Lima, Fellipe Coelho Lima, Naira Neide Ciotti
ed0620220024
Autocrítica dirigida com artistas-trabalhadores(as): uma proposta metodológica a partir da Psicologia Histórico-Cultural
REMOTO REMOTO (English)
José Tonezzi
ed0720210083
Vigotski e a arte do ator: por uma psicologia do ator-performer
REMOTO REMOTO (English)
Priscila Nascimento Marques, Diego Moschkovich
ed0820210084
A questão das emoções e da vivência estética: o diálogo entre Vigotski e Stanislávski em torno da psicologia do ator
REMOTO REMOTO (English)
Willi Reinecke
ed0920210092
A psicologia concreta da dvoistvennost do ator: emoções e arte como o meio pelo qual Vigotski repensou os métodos da psicologia
REMOTO (English)
Shuangshuang Xu, Luca Tateo
ed1020210089
Entre forma e conteúdo: a generalização afetiva na arte
REMOTO (English)
Ver Todas as Edições