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“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
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Palavras-chave

Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense

Como Citar

TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Zilma Isabel. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 2, n. 1[2], p. 23–32, 2015. DOI: 10.20396/rap.v2i1.8635808. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.
https://doi.org/10.20396/rap.v2i1.8635808
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