Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão:
Comprometimento com a comunidade científica de desenvolver um periódico de excelência e qualidade para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com base no conhecimento e na experiência de profissionais, adquiridos através da investigação, inovação e desenvolvimento.

Escopo:
A Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI) é uma publicação quadrimestral vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área.

Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial.

A revista compreende as áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação, e áreas afins como os da educação, administração, cultura e pesquisa, telecomunicações e informática. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber.

Público alvo: Bibliotecários, Cientista da Informação, Educadores, Profissionais ligado à área da informação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nota AOP

Ahead of Print

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Pesquisa

Esta seção destina-se as pesquisas que já foram concluídas, e publica o conteúdo total do trabalho, mantendo certa originalidade.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiencia

Esta seção destina-se a apresentar trabalhos que mantenha o contexto de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em andamento

Esta seção destina-se as pesquisas que se encontram em andamento, e que de certa forma publica dados parciais do trabalho, mantendo a originalidade.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Esta seção destina-se a apresentar resenções literárias acadêmicas da área de atuação. Para orientar-se em como fazer uma resenha, utilize o site do Lendo.org.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias e Informação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Comunicação

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos da área em forma de resumo, ou resumo estendido, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Projeto

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas

Esta seção destina-se a publicar a lista dos nomes dos avaliadores por formação acadêmica (doutorado), por instituição e por área geográfica em que atua. Esta seção será publicada a cada final dos rês últimos fascículos do ano.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ahead of Print

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e recusa. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a RDBCI trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Equipe / Staff

Universidade Estadual de Campinas
Reitor
José Tadeu Jorge

Coordenador Geral da Universidade
Álvaro Penteado Crósta

Coordenação do Sistema de Bibliotecas
Regiane Alcântara Eliel

Editores Científicos
Danielle Thiago Ferreira
Gildenir Carolino Santos

Normalização e Orientação Bibliográfica
Danielle Dantas de Sousa
Dulce Inês Leocádio dos S. Augusto
Maria Lúcia Dutra Nery de Castro
Silvia Celeste Sálvio
Marisa C. P. Loboschi

Assistente de Formatação
Natália Correa e Silva

Assessoria na Tradução dos Abstracts e Títulos
Célia Maria Ribeiro (Bibliotecária-SBU)

Suporte Técnico/Instalação PHP, MySQL e OJS
Keite Aparecida Duarte (Analista de Sistemas)

Criação Logotipo e Capas
Fernando Gracioli (Marketing)
Gildenir Carolino Santos (Bibliotecário)

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2015)

ISSN
Área de Avaliação
Classificação
1678-765X
  • CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I
  • B1
1678-765X
  • HISTÓRIA
  • B2
1678-765X
  • CIÊNCIAS AMBIENTAIS
  • B3
1678-765X
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • B5
1678-765X
  • CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • C
1678-765X
  • LETRAS / LINGUÍSTICA
  • C
 Fonte: Sucupira / Qualis Periódicos20/12/2016

 

Vocabulários Controlados para Indexação

A Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI) adota como padrão para as palavras-chave o TCI – Tesauro de Ciência da Informação e para as keywords o Thesaurus UNESCO.

O TCI é um "tesauro capaz de retratar as diversas áreas de domínios de uma área e construído levando-se em conta as garantias literárias, de uso e a estrutural. Optou-se através da junção e avaliação de tesauros existentes para a área, nesta e em demais línguas. A escolha dos tesauros que iriam servir de base à criação do TCI foi orientada pela legitimidade dos órgãos responsáveis por sua criação, por seu uso consolidado na comunidade usuária e pela disponibilidade de acesso aos mesmos.” (TCI, 2011).

O acesso poderá ser feito em "TCI".

“O Thesaurus UNESCO é uma lista controlada e estruturada de termos utilizados na análise de assunto e recuperação de documentos e publicações nas áreas de educação, cultura, ciências naturais, sociais e ciências humanas, comunicação e informação. Continuamente enriquecida e atualizada, a sua terminologia multidisciplinar reflete a evolução dos programas da Organização e atividades. O Thesaurus UNESCO contém 7.000 termos em Inglês e em russo, 8.600 termos em francês e em espanhol.” (UNESCO, 2011).

O acesso poderá ser feito em "Thesaurus UNESCO".

 

 

Catalogação na Publicação / Cataloguing in Publication Data

Ficha elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447
 

 

 

Esquema de Classificação JITA/JITA Classification Schema

 Fonte:  JITA

 

Indexadores / Indexing

                      
                                          
                                                        
                                                   
                        
     

 

 

Política de Quarentena / Submission Quarantine Policy

A revista não publica colaborações do(s) mesmo(s) autor(es) por duas edições consecutivas, mesmo que sendo com co-autoria.

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Sistema de Bibliotecas/UNICAMP), ISSN eletrônico 1678-765X, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RDBCI. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)